Concreto translúcido desenvolvido na UVA é apresentado no CCET.
16 de setembro de 2008 - 9:00 AM

Com dimensões de 30 por 40 cm e espessura de 8 cm, o protótipo produzido na UVA é o segundo no Brasil e inédito no Nordeste. O material, desenvolvido no Laboratório de Material de Construção do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UVA (CCET) foi apresentado no dia 14 de agosto, no campus da CIDAO, após palestra sobre “Sistemas de Impermeabilização de Estruturas”, no auditório do CCET. A palestra, direcionada a estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil e Tecnologia da Construção de Edifícios, apresentou novos conhecimentos sobre materiais, produtos e processos de impermeabilização e suas aplicações na construção civil.
O experimento, desenvolvido pelo professor Francisco Carvalho, foi baseado na invenção do arquiteto húngaro, Áron Losonczi, registrada com a marca Litracon (Light Transmitting Concrete). O principal elemento que dá o efeito translúcido ao concreto é a fibra ótica e, segundo Francisco Carvalho, a diferença entre o produzido em Sobral e o húngaro está na tecnologia empregada para a fabricação. “Embora não tenhamos utilizado a mesma tecnologia, nós utilizamos os mesmos materiais, tanto eu quanto o arquiteto que o inventou”, explica.
Ainda segundo Francisco Carvalho, o concreto translúcido tem as mesmas características físicas e mecânicas dos concretos convencionais. O fato de produto ser translúcido, agrega a ele um grande valor estético, ao mesmo tempo que o torna ecologicamente correto, pois ao permitir a passagem da luz para o ambiente, pode contribuir decisivamente na economia de energia.
O concreto desenvolvido aqui, no dia 8 de agosto deste ano, é resultado de pesquisas da equipe coordenada pelo professor Francisco Carvalho, formada pelos estudantes do Curso de Engenharia Civil, Kelvya Moreira e Ednaldo Azevedo, bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado (FUNCAP), do estudante Adolfo Bastos e do tecnólogo Kemmison Luiz.
O concreto translúcido é um dos muitos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Material de Construção da UVA. Vários deles já garantiram à Universidade participação em eventos no sul do país e no exterior, como na República Tcheca, Cuba, Portugal e Argentina. “Nós temos uma produção razoável em vista das limitações, mas sempre contando com a participação importante dos alunos, tanto aqui do Curso da Tecnologia da Construção de Edifícios, quanto da Engenharia Civil. Procuramos contribuir para o desenvolvimento da Engenharia, sempre projetando a UVA, afirma Francisco Carvalho.
O Laboratório de Material de Construção da UVA fica no campus da CIDAO.
Telefone: (88)3611-6796
16/09/2008
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)