Agroecologia

7 de julho de 2009 - 9:00 AM

Agroecologia
Curso de Zootecnia debate tema durante o II Seminário de Extensão Rural, realizado de 16 a 18 de junho, no Auditório Central, no campus da Betânia.

O Seminário, organizado pelos estudantes do 8º semestre do Curso de Zootecnia da UVA, teve como tema “Experiências de Agroecologia no Estado do Ceará”, e contou como atividade de avaliação da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Nicolau Bussons.

Para debater o tema, foram convidados profissionais de Zootecnia e Agronomia, que apresentaram exemplos de ações de agroecologia desenvolvidas nas instituições em que atuam. O engenheiro agrônomo Paulo Vitor Maciel Ribeiro falou, na abertura do evento, sobre as experiências em agroecologia realizadas pelo Centro de Pesquisa e Assessoria (ESPLAR), organização não governamental, que desenvolve atividades voltadas para a agroecologia, a serviço da agricultura familiar.

No dia 17, a palestrante foi a assessora técnica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no sertão central cearense, Andréa Sousa Lima, que falou sobre as experiências desenvolvidas nos assentamentos do MST, nos municípios de Canindé e Itapipoca. “O MST, como movimento social, levanta a bandeira da agroecologia dentro dos assentamentos da reforma agrária. Lá, são desenvolvidas experiências com plantas medicinais, e fazemos um trabalho com os grupos de mulheres dos assentamentos, para envolvê-las na unidade produtiva familiar, produzindo fitoterápicos”, explica Andréa, que falou, também, sobre a importância do evento. “A Universidade está dando a oportunidade aos alunos de conhecerem um pouco da extensão rural, um pouco da reforma agrária, da importância do trabalho agroecológico na agricultura familiar”, conclui.

Para falar sobre as experiências de Agroecologia nas ONGs de Sobral, foram convidados o Coordenador de Projetos do Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador (CEAT), Antônio Leopoldino, e o Técnico de Projetos do Instituto Carnaúba, Eli AraújoVieira. “Trabalhamos na implantação de sistemas agroflorestais, que são sistemas que contemplam o cultivo de árvores junto com culturas de curto e médio prazo”, disse Eli Araújo.

Segundo o professor Nicolau Bussons, o Seminário de Extensão Rural procura dar visibilidade a temáticas pouco discutidas nos cursos de Ciências Agrárias, e deve ser organizado pelos estudantes da disciplina. “Foi de grande responsabilidade a organização desse evento. É importante que saibamos manejar o meio ambiente, trabalhar o meio ambiente de forma que não o degrade”, afirma um dos organizadores do seminário, o estudante Josevânio de Lima Sampaio.

07/07/2009
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)