16ª edição de Seminário discute contabilidade estratégica

14 de dezembro de 2009 - 9:00 AM

16ª edição de Seminário discute contabilidade estratégica
O XVI Seminário dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis, que teve como tema “A Contabilidade Estratégica: a nova vantagem competitiva”, foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório Central, no campus da Betânia. O evento faz parte da disciplina do 10º semestre, “Laboratório de Experimento Contábil II”, ministrada pelo professor Adauto Moreira Alves e teve como organizadores, palestrantes e debatedores, os próprios estudantes.

Na abertura do Seminário, a estudante Sidiane Rodrigues falou sobre o tema central, ressaltando a importância da contabilidade estratégica. “Para uma empresa conquistar o seu potencial de vendas, ter uma boa lucratividade, ela precisa também ter um planejamento estratégico, e é a contabilidade estratégica, através das análises do ambiente externo, que vai dar suporte à administração das empresas”, disse a estudante, que contou, também, com a participação das estudantes Nídia Regina Helcias, como coordenadora, e Natália Mendes, como debatedora, para a apresentação do tema. Ainda na noite de abertura, a palestra sobre “Contabilidade Ambiental: a sustentabilidade como fator competitivo”, foi proferida pela estudante Patrícia Bastos, tendo como coordenador em sua apresentação o estudante Rafael Gomes, e como debatedor, João Paulo Miranda.

Para o coordenador geral do Seminário, Anastácio Neto, o evento, que já se tornou tradicional na Universidade, vem sendo aprimorado a cada ano, trazendo sempre temas atuais para o debate. “Diante das mudanças ocorridas no mercado globalizado, a gente vê que o novo contador deve ser um contador estratégico, e essa estratégia se torna uma vantagem, diante da concorrência e das demais empresas”, disse Anastácio sobre o tema debatido nesta 16ª edição. No dia 3, a palestra foi da estudante Mary Jane Parente, que falou sobre “Contabilidade criativa como estratégia empresarial”. Segundo a estudante, a contabilidade criativa ajuda a melhorar o desempenho das empresas de forma ética. “Contabilidade criativa é legal, não burla nenhuma lei, ela cumpre todos os princípios contábeis. Quem é ilegal é o profissional que se aproveita dos seus conhecimentos para fazer da contabilidade criativa uma atividade maléfica”, defende. Participaram, também, da apresentação do tema os estudantes Kilson Magalhães, como debatedor, e Suely de Vasconcelos, como coordenadora.

A última palestra do evento, “Liderança: motivação para o sucesso”, que teve como debatedora Taiana Marques e como coordenador, Ivan Albuquerque, foi proferida pelo estudante Luciano Carvalho.

“Os temas do Seminário dizem muito sobre o presente e o futuro da profissão. em dia, não se concebe mais um profissional que fique apenas atrás do seu birô, no escritório, e não participe com o empresário, junto com o seu cliente, do dia a dia da empresa”, disse o professor Adauto Moreira sobre a importância do evento para a formação dos estudantes.

Ao final do Seminário, os organizadores entregaram os 160 kg de alimentos arrecadados durante as inscrições para o evento, à Casa de Apoio Madre Ana Rosa Gattorno, que trabalha na assistência a soropositivos de Sobral e da região Norte do Estado.

14/12/2009
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)