Grupos são premiados no II Festival de Dança da UVA
22 de junho de 2010 - 9:00 AM

Grupos de dança formados por crianças, adolescentes e adultos dividiram o palco do Teatro São João, em Sobral, nas noites de 16 e 17 de junho, durante o II Festival de Dança “Cultura e Movimento”. Promovido pelo Grupo de Estudos em Dança do Curso de Educação Física da UVA, o evento contou com 12 espetáculos e mostrou uma diversidade de ritmos e coreografias. As melhores apresentações foram premiadas ao final do evento.
Segundo a professora Eveline Tomás, coordenadora do Grupo de Estudos, um dos objetivos do Festival é promover a divulgação e a valorização da dança, em seus vários estilos, e possibilitar a troca de experiências entre os artistas da região. “Nós queremos fortalecer não só a prática, mas a formação de grupos, a adesão à arte da dança, na cidade de Sobral. A dança está presente na escola, na academia, ela é presente na comunidade, seja nas festas públicas, populares e abertas, ou nas nossas festas particulares. Nós comemoramos, nos unimos, nos socializamos através da dança. A nossa intenção é de que esse Festival seja mais uma porta aberta de valorização do que é produzido na cidade, nas nossas redondezas, porque a dança é uma arte que, muitas vezes, é pouco apoiada”, disse a coordenadora do evento, lembrando os avanços conquistados nesta edição do Festival. “Nós saímos dos muros da Universidade, nós viemos para o Teatro, o que foi bem interessante, e essa adesão das escolas, dos grupos, das academias foi muito boa”, finaliza.
As melhores apresentações, premiadas nas categorias infanto-juvenil (de 10 a 16 anos) e adulto (acima de 16 anos), foram julgadas nos quesitos coreografia, criatividade, harmonia, interpretação e expressividade. A Companhia de Dança Trajano de Medeiros, que apresentou a coreografia “Diversidade”, conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar na categoria infanto-juvenil. A segunda colocação ficou com a Companhia Iêda Frota, com o espetáculo “Andanças nordestinas”. Na categoria adulto, o grupo de dança Artes Shalom conquistou o primeiro lugar com a coreografia “O segredo que não dá para calar”. O segundo melhor espetáculo teve como tema “Olhar”, apresentado pela Companhia de Dança Cactos. As primeiras colocações foram premiadas com quantias em dinheiro e os segundos lugares ganharam troféus.
Ainda como parte do evento, foi realizada na Academia de Ginástica de Sobral (AGIS), no campus do Derby, a Oficina de Dança Contemporânea, nos dias 16 e 17, tendo como facilitador o bailarino da Paracuru Companhia de Dança, Alex Santiago.
22/06/2010
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)