XIII Semana de Geografia discute formação acadêmica

20 de agosto de 2010 - 9:00 AM

XIII Semana de Geografia discute formação acadêmica
Com o objetivo de debater a qualidade da formação acadêmica dos estudantes do Curso de Geografia da UVA foi realizada, de 17 a 20 de agosto, no Centro de Ciências Humanas, no campus do Junco, a XIII Semana de Geografia. Com o tema “Currículo, Saberes e Prática Profissional de Geografia”, o evento teve em sua programação mesas-redondas, palestras e minicursos.

A Semana teve início com a palestra “A formação do profissional de Geografia e o seu papel na sociedade”, proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Nestor André Kaercher. Em sua apresentação, ele falou sobre a atuação dos estudantes do curso como futuros professores, incentivando-os à prática do questionamento, ao estímulo da imaginação dos alunos e, ainda, da importância da proximidade entre professores e estudantes. “A relação professor-aluno, a relação ensino-aprendizagem é o mais interessante no ato pedagógico. Não é, necessariamente, o quanto a gente aprendeu, não é a quantidade de dados memorizados, mas sim a relação que se estabelece entre educador e educando, para que os dois consigam, um estimulando o outro, buscar sempre mais conhecimentos”, disse Nestor, lembrando, também, o papel do profissional de Geografia. “O bom educador não é, necessariamente, aquele que precisa de grandes recursos tecnológicos. O bom educador é aquele que tem boas ideias e, a partir das boas ideias, que são ideias simples, ele propõe perguntas e desafios aos seus alunos”, conclui.

Temas como “A formação do docente e o trabalho do professor de Geografia”, “A formação e os campos de atuação do Bacharel em Geografia” e o “Ensino Médio em tempo integral: vivências, desafios e contradições” também estiveram em discussão durante a Semana. Segundo a coordenadora do evento, professora Sandra Maria Fontenele Magalhães, os temas apresentados irão ajudar a discutir a formação profissional dos estudantes, a partir da reforma curricular do Curso de Geografia, implementada em 2005. “Antes, eles só tinham a formação pedagógica no final do curso e, hoje, com a reformulação curricular, os alunos têm as disciplinas pedagógicas já desde o terceiro semestre. O evento é justamente para repensar o novo currículo, se os objetivos dele estão sendo atingidos, se os alunos estão conseguindo sair com uma boa formação do Curso de Geografia”, afirma.

Também dentro da programação da Semana foram lançados os livros: “Leituras e saberes sobre o Urbano: cidades do Ceará e Mossoró no Rio Grande do Norte”, que tem organização das professoras Zenilde Baima Amora e Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, e “Múltiplos olhares sobre o Urbano: Sobral e Região em foco”, organizado pelos professores Nilson Almino de Freitas, Martha Maria Júnior e Virgínia Célia Cavalcante de Holanda. As publicações trazem artigos com reflexões sobre cidades cearenses e o espaço urbano e são resultados de estudos desenvolvidos por Grupos de Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

20/08/2010
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)