Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher será lembrado com debate na UVA

24 de novembro de 2010 - 9:00 AM

Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher será lembrado com debate na UVA
Os quatro anos da Lei Maria da Penha serão debatidos pela Delegada dos Direitos da Mulher de Sobral, Penélope Malveira, e pelo Juiz de Direito da Comarca de Bela Cruz, Rafael Amaral Lopes, nesta quinta-feira, dia 25. O debate, que será realizado no Auditório Central, no campus da Betânia, a partir das 19h, faz parte do I Encontro de Mulheres de Sobral, que é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e conta com o apoio da UVA e da Delegacia da Mulher.

Atos públicos contra a violência também farão parte da programação do Encontro. Cortejo com a Banda de Música de Sobral, panfletagem, prestação de serviços à comunidade – aferição de pressão, teste de glicemia, massoterapia – serão algumas ações realizadas durante todo o dia, em diferentes pontos de Sobral.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Sobral e professora do Curso de Ciências Sociais da UVA, Ivaldinete de Araújo, a iniciativa tem por objetivo intensificar o debate sobre a violência contra a mulher em todos os setores da sociedade e sensibilizar a população para o combate aos crescentes casos de violência doméstica e familiar. “Nós sabemos que a violência contra a mulher já é uma questão que fere os direitos humanos, uma questão de segurança pública. Trazer esse debate para a Universidade é de fundamental importância, porque é uma instituição que faz parte da sociedade”, afirma.

O Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, 25 de novembro, foi definido no I Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá (Colômbia). A data foi escolhida para lembrar as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana, na década de 1960.
24/11/2010
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)