UVA tem projetos de extensão aprovados pelo MEC

15 de junho de 2011 - 9:00 AM

UVA tem projetos de extensão aprovados pelo MEC

II Visualidades, em novembro de 2010, no campus do Junco


Os programas Proposta Curricular e Formação de Professores para a Educação no e do Campo, de autoria da professora do Curso de Geografia, Aldiva Sales Diniz, e Visualidades: identificação e registro audiovisual para a preservação do patrimônio cultural da cidade de Sobral, do professor do Curso de Ciências Sociais, Nilson Almino de Freitas, foram aprovados no Programa de Extensão Universitária (PROEXT), do Ministério da Educação (MEC). Os projetos concorreram com trabalhos de professores de todo país, pelo Edital nº 4/ PROEXT/ MEC 2011, e foram contemplados com recursos da ordem de R$ 294.201,50.

O Programa de proposta curricular tem como objetivo principal aprofundar os fundamentos teóricos da Educação do Campo para docentes da rede pública de ensino, que atuam em escolas da zona rural do município de Itarema. “Acreditamos que o Programa irá possibilitar à Universidade e aos alunos um contato direto com a realidade social, contribuindo para o enriquecimento da formação acadêmica, pois o programa se propõe a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão através de estudos onde objetiva-se vincular a educação escolar da Geografia a uma questão social relevante, como é hoje a questão agrária ”, explica a professora Aldiva.

De acordo com o professor Nilson Almino, o Programa Visualidades surgiu a partir da Mostra de Documentos Audiovisuais da UVA de mesmo nome, realizada em 2009 e 2010. O programa, segundo ele, pretende incentivar a continuidade de projetos relacionados à pesquisa sobre o Patrimônio Material e Imaterial de Sobral, cidade patrimônio nacional. “O Programa visa fomentar na UVA uma política efetiva de produção de vídeos documentários e exposições fotográficas, articuladas com pesquisas promovidas por alunos e professores da Universidade. Os temas tratados nos trabalhos de pesquisa são diversos, e envolvem alunos matriculados em algumas disciplinas dos Cursos de Ciências Sociais, História e Geografia, que também vão participar de oficinas de formação e produção de documentos audiovisuais”, explica o professor Almino.

O PROEXT abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Entre os objetivos do Programa estão o estímulo ao desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes e a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior. Outro objetivo é  contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, por meio do contato direto dos estudantes com diversas realidades e da troca de saberes acadêmicos e populares.

15/06/2011
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)