SECITECE assina contrato de compra da cúpula de projeção para Planetário de Sobral
18 de novembro de 2011 - 4:01 PM

O contrato com a empresa alemã Carl Zeiss foi firmado na quarta-feira, 16 de novembro e a cúpula de projeção hemisférica terá um investimento de 245 mil dólares do tesouro estadual. O anúncio da compra foi feito na quinta-feira, dia 18 de novembro, no XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários, em Fortaleza.
O Governo do Estado, por meio da SECITECE, firmou contrato com a empresa Omnis Lux – Astronomia e Projetos Culturais Ltda, representante no Brasil da empresa alemã, Carl Zeiss, para aquisição de uma cúpula de projeção que possibilitará a implantação do Planetário de Sobral.
A assinatura do documento aconteceu na manhã da quarta-feira, 16 de novembro, no gabinete do secretário René Barreira, com a presença dos consultores da Omnis Lux, Luiz Sampaio e Ana Carolina Sampaio, além do coordenador de Ciência e Tecnologia da SECITECE, Francisco Carvalho.
A cúpula de projeção hemisférica é da marca Carl Zeiss, empresa alemã com mais de 160 anos, considerada a maior indústria ótica do mundo e referência no desenvolvimento e produção de planetários. O modelo PA-33 tem 10,06m de diâmetro e o valor pago pelo equipamento inclui ainda despesas de transporte e de seguro até o destino final do produto.
A previsão de chegada e instalação da cúpula no Planetário de Sobral é abril de 2012. O novo equipamento da cidade será um importante centro de estudos associando ao Museu do Eclipse de Sobral.
18/11/2011
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)