UVA concede título Doutor Honoris Causa ao médico Carlile Lavor
12 de abril de 2012 - 2:03 PM

Reitor Colaço Martins fez outorga do título Doutor Honoris Causa ao médico Carlile Lavor. Foto – Marcildo Brito
O médico Antônio Carlile Holanda Lavor recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na noite de terça-feira, 10 de abril, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Derby, em Sobral, durante sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI), presidida pelo reitor, professor Antonio Colaço Martins, e com expressiva participação de autoridades, professores, alunos e convidados especiais.
Depois da leitura da Resolução do CONSUNI, feita pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Antonio Marcielyo Fonteles Vital, o homenageado foi conduzido ao auditório pelos professores Maristela Osawa Chagas, Socorro Carneiro Linhares e Luiz Carlos da Silva Júnior. O título de Doutor Honoris Causa foi aprovado no dia 10 de fevereiro de 2011, por unanimidade, pelo relevante contributo de Antônio Carlile Holanda Lavor na área do magistério superior, no âmbito da medicina pública e das pesquisas médicas.
A saudação ao agraciado foi feita pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Israel Rocha Brandão, membro do CONSUNI. Ele explicou que o termo honoris causa constitui uma locução latina que significa por causa de honra. Para explicar a importância do conhecimento, fez um resgate histórico desde a criação da primeira Universidade, na Idade Média, a Universidade de Bolonha. Levantando conceitos e formulando definições, Israel Brandão recorreu a pensadores como Teodor Adorno e Becon; e destacou o perfil acadêmico- profissional do médico e pesquisador.
Na etapa seguinte, o reitor Antonio Colaço Martins fez a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao médico Antônio Carlile Holanda Lavor, com a aposição da borla e entrega do diploma. O homenageado, ao proferir agradecimentos a todos que fazem a UVA, pela a honraria a ele concedida, referiu-se à família como responsável pelo êxito de seu trabalho voltado ao atendimento às demandas das comunidades. Enfatizou, também, o uso das técnicas educacionais de Lauro Oliveira Lima e a “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.
Emocionado, ele disse que o título de Doutor Honoris Causa é uma honraria da maior importância; e que tem mais valor ainda pelo fato de ser da UVA. “Aqui fizemos um curso para os agentes de saúde com a colaboração desta Universidade e da Escola de Formação em Saúde da Família, concluído no ano passado”, destacou Antônio Carlile Holanda Lavor, enfatizando que se sentia estimulado para uma provocação aos dirigentes da UVA: a criação de um curso de graduação para Agente de Saúde.
Solenidade
A mesa de honra foi formada pelo reitor Antonio Colaço Martins, que presidiu a solenidade; o secretário de Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton Albuquerque Soares, representante do prefeito Clodoveu Arruda; a diretora da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Maria do Socorro de Araújo Dias; o diretor do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA-IADE, Fabianno Cavalcante de Carvalho; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Maristela Osawa Chagas; os pró-reitores José Falcão Sobrinho (Extensão), Maria Edinete Tomaz (Graduação) e Israel Rocha Brandão (Pesquisa e Pós-Graduação).
Perfil do homenageado
Antônio Carlile Holanda Lavor nasceu no dia 23 de agosto de 1940, em Jucás-CE, onde fez o Curso Ginasial e os dois primeiros anos do ensino médio. Depois, passou a residir em Fortaleza e ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC); dirigiu o laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas e o laboratório do Hospital de Maracanaú. Em seguida, foi para a Universidade de Brasília (UnB), onde construiu as bases do sanitarismo comunitário, uma das marcas de sua gestão como secretário de Saúde no primeiro governo de Tasso Jereissati. Quando prefeito de Jucás ocupou a presidência da Associação dos Municípios do Estado do Ceará.
Foi fundador do Programa Agente de Saúde e incentivador da introdução do sistema de saúde nas universidades; contribuiu com a implantação de unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará; realizou o curso sequencial universitário de Agente de Saúde da Família, o primeiro no Brasil, com a colaboração da UVA e da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.
12/04/2012
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)