UVA concede Doutor Honoris Causa Post Mortem a Guarany Mont’Alverne

25 de outubro de 2012 - 5:45 PM

UVA concede Doutor Honoris Causa Post Mortem a Guarany Mont’Alverne

Reitor Colaço Martins entrega o título ao médico Ronaldo Mont`Alverne, filho do homenageado. Foto – Marcildo Brito


O Conselho Universitário (CONSUNI), da Universidade Estadual Vale do Acaraú, realizou sessão solene, presidida pelo reitor, professor Antonio Colaço Martins, no dia 24 de outubro, às 19h30min, no Auditório Central, campus Betânia, para outorga de Doutor Honoris Causa Post Mortem ao médico Antonio Guarany Mont’Alverne. O título foi entregue ao médico Ronaldo Mont’Alverne, filho do homenageado. O evento fez parte do Outubro UVA 2012 que festeja os 44 anos de fundação da Universidade.

O título de Doutor Honoris Causa Post Mortem foi aprovado no dia 06 de setembro de 2012, por unanimidade, pelo relevante contributo de Antonio Guarany Mont’Alverne na área da medicina. A leitura da Resolução 09/2012 do CONSUNI, foi feita pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Antonio Marcielyo Fonteles Vital. Em seguida, por designação do reitor Antonio Colaço Martins, o professor Valdeci de Vasconcelos falou sobre a importância do título e destacou o perfil profissional do homenageado, enfatizando que neste ano transcorre o centenário de seu nascimento.

Após a apresentação musical da professora Eveline Ximenes, acompanhada pelo músico Leandro Cavalcante, o professor Valdeci de Vasconcelos fez a entrega de flores às filhas do médico Antonio Guarany Mont’Alverne.

Na etapa seguinte, o reitor Antonio Colaço Martins fez a outorga do título de Doutor Honoris Causa Post Mortem. “O Conselho Universitário deliberou a merecida outorga do título de Doutor Honoris Causa da UVA para homenagear um homem público simples, cidadão honrado e humanitário, o médico competente, idôneo e hábil. É um reconhecimento justo a um ilustre médico sobralense”, destacou o Reitor.

O médico Ronaldo Mont’Alverne, filho do homenageado e representante da família, recebeu o título e proferiu agradecimentos a todos que fazem a UVA, pela a honraria concedida a seu pai, Antonio Guarany Mont’Alverne. “É um momento onde toda a família agradece a homenagem. Eu trago a memória do meu pai, a palavra de respeito, de admiração e de saudade. Aproveitamos este momento para agradecer pela honraria, pois o meu pai também foi professor e um dos fundadores da UVA em seu nascedouro. Meu pai foi um devotado profissional de medicina, por isso estamos muito felizes com a homenagem”, ressaltou Ronaldo Mont’Alverne.

Mesa

A mesa dos trabalhos teve a seguinte composição: reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins; vice-reitora, professora Palmira Soares; pró-reitora de Cultura, professora Giovana Saboya Mont’Alverne; chefe adjunto do Gabinete da Reitoria, professor Valdeci de Vasconcelos; representante da família Mont’Alverne, médico Ronaldo Mont’Alverne; vigário geral da diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes; diretor do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Vicnte Pinto e coordenador do Curso de Medicina da UFC, professor Gerardo Cristino.

25/10/2012
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)