Padaria Espiritual e Semana de 22 marcam Semana de Letras da UVA
12 de novembro de 2012 - 3:17 PM

Paklestra do professor doutor Gleudson Passos (UECE) no Auditório Central. Foto – Hudson Costa
A XII Semana de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú ficou encerrada na noite de sexta-feira, 9 de novembro, no Auditório Central, campus Betânia, com as palestras Padaria Espiritual: Literatura, História e Memória; Ecos do Movimento Modernista na Música Popular Brasileira, que foram apresentadas, respectivamente, pelos professores doutores Gleudson Passos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Nelson Costa, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também lançou o livro Música Popular, Linguagem e Sociedade. Outra atividade cultural foi a peça teatral Um porco, um bucho, uma comédia, de Florêncio Neto, estudante do 8º Período do Curso de Letras da UVA.
A XII Semana de Letras teve inicio no dia 5 de novembro, com o tema “Tupi or not tupi: pão e carne para a modernidade”, tendo na organização o Centro Acadêmico de Letras Padre. Osvaldo Chaves, em conjunto com o Centro de Filosofia, Letras e Educação (CENFLE) e a Coordenadoria do Curso de Letras. O evento prosseguiu com oficinas, comunicações, minicursos, palestras e atividades artísticas até o dia 9 no Auditório Central e no Núcleo de Disciplinas Complementares (NDC).
O foco da programação tratou sobre as relações entre o espírito de modernidade presente em dois importantes momentos da literatura brasileira: a Padaria Espiritual e a Semana de Arte Moderna de 1922.
Na solenidade de abertura estiveram presentes na mesa dos trabalhos o diretor adjunto do CENFLE, professor Hermínio Nascimento; a coordenadora do Curso de Letras, professora Lúcia Pontes e a secretária geral do Centro Acadêmico, estudante Joelma Oliveira. O historiador e artista plástico Roberto Galvão, presidente do Instituto ECOA, ministrou palestra sobre o tema central. O coral de Vozes de Sobral, da Escola de Musica do Município, marcou a parte cultural.
No dia 8 foram realizadas as seguintes palestras: Por uma nova história da Literatura Brasileira: Padaria Espiritual e Semana de 22, com o professor mestre Leo Mackellene (UVA); Movimento de Vanguarda Beat: Vanguarda Beatinik Norte Americana, com Valdemar F. Carvalho Neto Terceiro, acadêmico do 8º período do Curso de Letras- UVA. Foi lançado, na ocasião, o livro Carinhanha: entre rios de histórias, de Leo Mackellene, Edvar Costa, Simone Rodrigues, Ana Sales, Ronaldo Lopes e Tatiana Passos.
Encerramento
No encerramento da Semana, o professor doutor Gleudson Passos (UECE) falou sobre literatura, história e memória da Padaria Espiritual, movimento cearense que completa 120 nos de fundação como agremiação artística e literária formada por jovens intelectuais, marcada pela criatividade, irreverência e originalidade.
O professor doutor Nelson Barros da Costa (UFC) fez conferência abordando o Movimento Modernista de 22 e a Música Popular Brasileira. Ele fez o registro do movimento artístico e cultural que aconteceu em São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922, a Semana da Arte Moderna que ficou conhecida como a Semana de 22, com grande influência na literatura, no teatro e na música.
12/11/2012
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)