UVA realiza a 3ª Festa Anual das Árvores
2 de abril de 2013 - 3:12 PM

Palestra do professor Francisco Carlos Barbosa NOgueira. Foto – Sandro Quaresma
Este ano, a Curadoria do Herbário Professor Francisco José de Abreu Matos (HUVA), do curso de Biologia, elencou algumas ações alusivas a Festa Anual das Árvores em na sua terceira edição na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Palestras, cursos, minicursos, mostras de coleções botânicas e abraço simbólico compõem o evento programado para os dias 2,3 e 4 de abril. Como explica a coordenadora do evento, professora Marlene Feliciano Figueiredo, ”a Festa Anual das Árvores é um acontecimento nacional marcado para a última semana de março, mas este ano, por conta dos feriados, aqui na UVA foi transferido para a primeira semana de abril.”
A palestra de abertura, ministrada pelo professor Francisco Carlos Barboza Nogueira, na manhã de terça-feira, 2, no auditório Central, no campus Betânia, explanou o tema central: “Espécies Arbóreas Ameaçadas de Extinção: Causas e Efeitos. O palestrante iniciou sua fala mencionando alguns artigos do Código Florestal do Brasil e demonstrou preocupação nas ações de uso do solo em todos os biomas: mata atlântica, cerrado, caatinga, região amazônica, os pampas e pantanal. Segundo ele, levantamentos anuais têm demonstrado número crescente de espécies de árvores em ameaça de extinção. O professor Francisco Carlos Barboza é engenheiro Agrônomo, Analista Ambiental do Ibama, mestre em solos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais.
Durante a tarde, a Praça da integração dará lugar a ações em torno dos benefícios que as árvores podem nos oferecer, conscientização diante da lista de árvores em extinção. Na mesma oportunidade, serão expostas coleções botânicas, da flora regional e plantas ornamentais. Também haverá exposição de artesanato com palha, ressaltando a carnaubeira como planta símbolo do ceará.
Na manhã de quarta-feira, dia 3, ocorrerá um abraço simbólico à Lagoa da Fazenda com a participação de alunos dos cursos de Biologia, Zootecnia, Pedagogia, Administração e Letras da UVA, da Escolas locais e representantes de outros órgãos. Em seguida, o agrônomo e fiscal ambiental da Semace em Sobral, Ulisses Costa de Oliveira, proferirá palestra sobre “O uso legal da madeira e a sustentabilidade.
Integram a programação minicursos sobre diversos temas no campo da botânica. Os minicursos serão ministrados pelos professores Luís Pontes, Elnatan de Souza Bezerra e Marlene Feliciano. Também haverá, no dia 4, o Curso prático de técnicas de poda, com o agrônomo Ricardo Barros, do Banco de Mudas da Prefeitura de Sobral.
02/04/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)