UVA comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo

15 de abril de 2013 - 5:01 PM

UVA comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo

Professoras Cleire Lima da Costa Falcão (UVA) e Maria Cristina Ribeiro (IFCE). Foto – Sandro Quaresma


Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, 15 de abril, o Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com a coordenação do Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos de Estudos Geográficos (LAPPGEO), do curso de Geografia, organizou uma vasta programação para os dias 15 e 16, no Espaço de Convivência do campus Junco. Exposições, palestras, oficinas e aplicação de experimentos e distribuição de mudas compõem a programação do evento, cujas atividades contam com apoio da Pró-Reitoria de Extensão com envolvimento do Projeto Tutorial de Extensão Solo na Escola.

No desenrolar das atividades, alunos do curso de Geografia, bolsistas do LAPPGEO, através de demonstrações práticas, reforçam os principais conceitos relativos à ciência do solo, promovendo a familiarização de estudantes da área e de alunos de escolas públicas estaduais e municipais com o assunto. Realização de pintura com pigmentos de solo, visitas ao museu de rochas e minerais, demonstração sobre a porosidade e localização do ar do solo, cientificação sobre os componentes do solo, abordagens sobre chuva e deslizamento no morro, importância da vegetação para solo, entre outras ações, fazem parte dos experimentos.

Como explica o estudante universitário Nícholas do Vale, responsável pelo estande de produtos agrícolas de cultivo orgânico e convencional, dedicar um dia à conservação do solo é reconhecer a sua importância para existência da vida. “O solo é a base de tudo, especialmente dos seres vivos e de todas as suas ações de sobrevivência”, esclareceu o estudante.

Palestras

Duas palestras integraram a programação do evento. “Por que devemos conservar o solo?” foi o primeiro tema abordado na manhã de segunda-feira, 15, no Auditório Milton Santos, pela diretora do CCH, professora Cleire Lima da Costa Falcão. A segunda abordagem constou de “Relatos de Experiências” explanados pela agrônoma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professora Maria Cristina Ribeiro. Compuseram a mesa dos trabalhos, além das palestrantes, o pró-reitor de Extensão da UVA, professor José Falcão Sobrinho, a coordenadora do curso de Geografia, Antonia Neide Costa Santana e a representante do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, professora Patrícia Kelly.

Após as boas-vindas a alunos e professores universitários e do ensino médio, expressas pelos professores Falcão Sobrinho e Neide Costa, a professora Cleire Lima da Costa Falcão, como geógrafa, fez uma explanação ilustrada com fotos levando à reflexão sobre o grau de nossas responsabilidades diante das atuais condições do solo urbano ou rural como meio de produção ou de espaço de moradia. Chamou a atenção sobre nosso compromisso, como produtores de conhecimento, de despertar consciência, de agir e mudar hábitos que venham favorecer a condição humana como ocupantes ativos do solo.
 
“Vamos fazer nossa parte: conservar o solo e preservar a vida”, finalizou a professora Cleire Lima da Costa Falcão, destacando a responsabilidade da sociedade na conservação, preservação e recuperação dos diversos tipos de sola que habitamos. Já a professora Cristina Ribeiro teceu detalhes sobre suas experiências no acompanhamento da produção agrícola de produtos orgânicos, agricultura convencional e hidropônica, atentando para as vantagens e desvantagens nutricionais, econômicas e até estéticas de cada prática.

15/04/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)