Frente Parlamentar debate custeio de universidades estaduais
25 de abril de 2013 - 2:40 PM

Debate da Frente Parlamentar marca 52º Fórum de Reitores. Foto – Divulgação
Em uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a Câmara dos Deputados instalou, no dia 6 de março deste ano, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, tema discutido na mesa de encerramento do 52º Fórum da Abruem, realizado em São Luís, Maranhão, no período de 17 a 20 de abril.
Participaram dos debates os senadores Inácio Arruda (PC do B-CE), Edison Lobão Filho (PMDB – MA); os deputados federais Cleber Verde (PRB – MA), Waldir Maranhão (PP – MA), Sétimo Waquim (PMDB – MA) e Lourival Mendes (PT do B – MA); bem como a vereadora Rose Sales e os reitores João Carlos Gomes, presidente da Abruem, e José Augusto Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O reitor João Carlos agradeceu o empenho de todos para a criação da Frente Parlamentar, que tem o intuito de buscar no Governo Federal recursos para o custeio das instituições que oferecem cursos superiores gratuitos. O deputado Cleber Verde, presidente da Frente, afirmou que a luta dos deputados e senadores, neste processo, visa, sobretudo, a melhoria da qualidade do ensino superior desenvolvido por essas universidades, através de projetos e investimentos.
Para o senador Edison Lobão Filho, as Universidades Estaduais e Municipais são importantes instrumentos de qualificação dos brasileiros, porém não têm a devida valorização. O senador, que assumiu, recentemente, a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, garantiu aos reitores avaliar a problemática vivenciada pelas universidades, em relação à contrapartida financeira para o recebimento de recursos.
Destaque
Para a reitora em exercício da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professora Maria Palmira Soares de Mesquita, a Frente Parlamentar foi um dos destaques do Fórum de Reitores. Ela ressaltou que um dos objetivos da Frente é assegurar recursos a partir de 2014 para as Universidades Estaduais e Municipais, que somam 43% do total de alunos matriculados no ensino superior público no Brasil.
25/04/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)