Lançado na UVA o livro “PIBID: Memórias de Iniciação à Docência”

4 de junho de 2013 - 12:38 PM

Lançado na UVA o  livro “PIBID: Memórias de Iniciação à Docência”

Professor Rozenval de Almeida e Sousa fez o lançamdento do livro no CCH. Foto – Hudson Costa


O livro apresenta 25 relatos de experiências do PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

O lançamento do livro “PIBID: Memórias de Iniciação à Docência”, na noite de segunda-feira, 3, marcou a abertura da XII Semana do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento ocorreu às 19h, no Auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco. A professora Isaurora Martins, coordenadora adjunta do Curso, apresentou as boas-vindas aos participantes. A acadêmica Ana Karinny, da Comissão Organizadora, falou sobre a programação que será realizada até o dia 7 de junho.

O lançamento do livro “PIBID: Memórias de Iniciação à Docência” teve a presença de um dos organizadores, o professor Rozenval de Almeida e Sousa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele falou sobre a importância da obra e justificou a ausência do professor José Rodorval Ramalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), parceiro na organização da obra.

O livro reúne experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia) em cinco Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Nele, são apresentados 25 relatos, sendo cinco de professores coordenadores, dois de professores supervisores e 20 de alunos bolsistas.

A UVA participa do livro com artigos da professora Rosângela Duarte Pimenta, da aluna Maria Aline Abreu Pinto e dos ex-alunos Francisco Stenio Nogueira Júnior, Antônia Maria Rodrigues Laureano, Marcelo Silva de Andrade e Eliane Costa Ferreira, do curso de Ciências Sociais.

Temática

Entre os relatos abordados no livro estão a busca experimental de métodos e conteúdos adequados ao ensino da disciplina, o forte impacto causado pelo PIBID na vida universitária de estudantes e professores envolvidos no Programa, as dificuldades encontradas nas escolas com planejadores e professores sem formação específica, a preocupação em adequar o fundamental da perspectiva sociológica nas 40 horas anuais e a produção de recursos didáticos construídos pelos próprios alunos para facilitar a aprendizagem dos conteúdos.
 

04/06/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)