UVA realiza a XVII Semana do Meio Ambiente de Sobral
4 de junho de 2013 - 6:10 PM

Evento no Auditório MIlton Santos, no CCH, campus Junco. Foto – Fátima Moura
XVII Semana do Meio Ambiente de Sobral tem como tema “Seca, (Des)Governança e seus Impactos Socioambientais”.
Para debater “Seca, (Des)Governança e seus Impactos Socioambientais” a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está realizando a XVII Semana do Meio Ambiente de Sobral, no período de 4 a 7 de junho, no auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco. A abertura ocorreu na terça-feira, 4, às 8h45min, com a formação da mesa dos trabalhos, que teve a seguinte composição: professora Cleire Lima da Costa Falcão, diretora do CCH; professor José Falcão Sobrinho, pró-reitor de Extensão; professora Martha Maria Junior, coordenadora adjunta do curso de Geografia e professora Isorlanda Caracristi, coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico em Geografia.
Após os pronunciamentos, foi formada uma mesa redonda, coordenada pela professora Isorlanda Caracristi, com exposições ministradas pelos professores José Levi Furtado Sampaio, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e George Sampaio Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Também participou do debate o representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Josivaldo Alves de Oliveira. Os ministrantes focaram o tema principal do evento para levantar questões pertinentes ao clima do Brasil, em especial do Nordeste, com suas características, condições e consequências, tanto no ambiente do campo quanto na zona urbana.
Para a diretora do CCH, professora Cleire Lima da Costa Falcão, a realização deste evento que chega na 17ª edição, está intimamente ligada à criação do próprio curso de Geografia. “Foi por ocasião da primeira edição da Semana, que nós, juntamente com escolas públicas, fomos às ruas, oportunidade em que fizemos a apresentação efetiva do curso recém-criado no Junco para a sociedade”, disse Cleire Falcão.
Nas palavras do pró-reitor de Extensão, professor José Falcão Sobrinho, a Semana é um momento de orgulho para os que fazem a UVA. “Temos que nos orgulhar porque isso faz parte de nossa história. Melhor ainda é que muitos alunos que aqui se encontram, daqui a pouco estarão saindo desta universidade para disseminar o conhecimento adquirido em eventos desta natureza”.
Já a professora Martha Junior destacou a importância do debate para o curso de Geografia, já que a proposta é levantar temáticas com destacados questionamentos em torno de estudos ambientais. A professora Isorlanda Caracristi fechou os pronunciamentos enfatizando que “este é um evento histórico não só na abordagem acadêmica, mas, principalmente, em seu posicionamento social”.
Programação
A XVII Semana do Meio Ambiente de Sobral reúne um público formado de alunos, professores e técnicos ambientais. A programação tem inicio sempre às 8h, no campus Junco. Para quarta-feira, 5, estão agendados os seguintes eventos: minicursos, lançamento do livro “Água pra que te quero!” e exposição fotográfica “Sertão Semiárido”, da escritora Nívia Uchôa.
Na quinta-feira, 6, prosseguem os minicursos e a exposição de fotografias. Na sexta-feira, 7, estará em destaque o Sarau de Diálogos, com os professores Carlos Manso e Aldiva Sales Diniz (UVA); Francisca Sandra, do Reassentamento Alegre (Jaguaretama) e Francisco Ferreira dos Santos, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Sobral (CMDS). As atividades serão encerradas com apresentação cultural, painel e a exposição fotográfica “Sertão Semiárido”.
A Semana é uma realização do curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA, com organização e coordenação geral do Laboratório de Estudos Ambientais (LEA), com apoio de diversos órgãos e instituições.
04/06/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)