UVA participa de seminário sobre desertificação e agricultura
7 de junho de 2013 - 6:08 PM

Evento realizado no Auditório Central da UVA, campus Betânia. Foto – Hudson Costa
O Seminário teve como tema central Impactos da Desertificação sobre a Agricultura Familiar em Sobral.
Foi realizado na sexta-feira, 7 de junho, o Seminário Impactos da Desertificação sobre a Agricultura Familiar em Sobral, através de uma ação conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Prefeitura Municipal. O evento foi aberto ás 9h e prosseguiu até as 16h, no Auditório Central da UVA, campus Betânia, com a participação de pesquisadores, professores, alunos, técnicos das áreas de zootecnia e agronomia, além de produtores da agricultura familiar do município de Sobral e adjacências.
A mesa dos trabalhos foi integrada pela secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Barreto, mediadora dos debates; coordenadora do projeto Agricultura Familiar e professora da UFC, Alessandra Benevides; coordenadora do curso de Zootecnia da UVA, professora Agnes Peter Barbosa; pesquisador da Embrapa Caprinos, Rafael Gonçalves Tonucci; produtor da agricultura familiar, Sebastião da Silva Barbosa e o professor do curso de Zootecnia, Fabianno Cavacante de Carvalho.
Pela manhã foram ministradas duas palestras. O primeiro tema, “Compartilhando Experiências de Vida”, foi explanado pelo agricultor Sebastião da Silva Barbosa, residente do sítio Santo Elias, município de Meruoca, que levantou discussões sobre sua mudança de postura na lida com a terra e a importância da preservação do meio ambiente. Em sua apresentação, Barbosa detalhou os 30 anos de atuação no sistema agroflorestal, além da venda de polpa de frutas. Para ele, a universidade precisa se fazer cada vez mais presente na vida dos pequenos produtores rurais, no sentido da conscientização, na troca de experiência e na ação de casar o conhecimento acadêmico com a experiência do homem do campo.
A segunda abordagem trouxe o tema “Serviços Ambientais no Combate à Desertificação”, apresentado pelo doutor em zootecnia Rafael Gonçalves Tonucci. Ele destacou que para se chegar a uma produção de alimento no campo sem agressão à natureza, é preciso recorrer aos serviços especializados e induzir políticas públicas para este fim.
Durante o período da tarde, os temas “Manejo na Caatinga x Desertificação” e “Agroecologia como Ação de Mitigação da Desertificação e da Convivência com o Semiárido”, foram ministrados pelos professores Fabianno Cavalcante (UVA) e Benedito Francisco Moreira Lourenço, diretor da Fundação de Saúde e Integração Social (CIS).
07/06/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)