Escritora Inez Figueiredo lança livro no Memorial da Educação Superior de Sobral

12 de junho de 2013 - 2:46 PM

Escritora Inez Figueiredo lança livro no Memorial da Educação Superior de Sobral

Momento do discurso da escrtiora Inez Figueiredo. Foto – Hudson Costa


Lançamento do livro “Palavra por aí à Ventura”, da escritora Inez Figueiredo, ocorreu na noite de terça-feira, dia 11.

O Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), campus CIDAO, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi palco do lançamento do livro “Palavra por aí à Ventura”, de autoria de Inez Figueiredo, na noite de terça-feira, 11. A mesa de trabalhos foi presidida pela reitora da UVA, professora Maria Palmira Soares de Mesquita. Na cerimônia aberta pelo Sexteto de Cordas, da Escola de Música do Município, estiveram presentes autoridades políticas, pró-reitores, diretores de Centro, coordenadores de cursos, professores, alunos, familiares e amigos da escritora.

Dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todos, a reitora Maria Palmira Soares de Mesquita falou da importância do livro e da autora. “Inez Figueiredo usa uma sensualidade brejeira em textos bem escritos”, destacou, enfatizando sua produção como poeta, contista e cronista, ganhadora de diversos prêmios literários no Brasil. O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, relembrou os laços afetivos que mantém com a família da escritora, a quem definiu como “alguém que tem a capacidade de transformar sentimentos em textos”.

Na apresentação da obra e da autora, a professora Giovana Mont’Alverne, diretora do Museu Dom José, destacou passagens dos textos que têm ligação com a cidade de Sobral e após chamar Inez Figueiredo de “artesã da palavra”, finalizou ressaltando que a obra “incita, excita e exercita a literatura”.

“Este livro está descobrindo algo novo para mim todos os dias”. Foi o que disse a escritora Inez Figueiredo ao iniciar seu discurso. Além de agradecer a presença e o espaço concedido para o lançamento de sua obra, a autora destacou o escritor argentino Macedonio Fernández e sua definição do que é ser personagem: “Todo personagem existe pela metade. O que faz um personagem é o sonho de ser”.

Em seguida, o grupo Encenação, formado por estudantes do curso de Letras da UVA, apresentou o conto “Episódio”, último texto do livro lançado. Encerrando a cerimônia, a escritora realizou sessão de autógrafos.

Mesa

A mesa dos trabalhos foi composta pela reitora da UVA, professora Maria Palmira Soares de Mesquita; o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; a deputada estadual Patrícia Saboya; a diretora do Museu Dom José, professora Giovana Mont’Alverne; o diretor do Centro de Filosofia, Letras e Educação, professor Glaudenir Brasil Maia; professor e escritor Dimas Carvalho, do curso de Letras e professora Silvana Figueiredo, do curso de Pedagogia.

Sobre a autora

Inez Figueiredo, poeta, contista e cronista, tem trabalhos publicados em revistas literárias (SEARA, Espiral, Literatura: revista do escritor brasileiro, Literapia e Arraia Pajeurbe), em antologias (Primeiro Prêmio Ceará de Literatura, Talento Cearense em Poesia, A Hora e a Vez de Nossos Cronistas, Poemas para a Paz, Talento Feminino em Prosa e Verso, dentre outras). É autora das obras O Poeta e a Ponte, Estrela, Vida Minha e Palavra por aí à Ventura.

É ganhadora de diversos prêmios literários no Brasil, dentre os quais da União Brasileira de Escritores/UBE (1996), Ideal Clube de Literatura (1999), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, na categoria Contos (1993) e VII Prêmio Ideal Clube de Literatura, por obra publicada (Poesia).

12/06/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)