Realizada palestra “Índios e não Índios no Brasil Contemporâneo”

24 de junho de 2013 - 3:24 PM

Realizada palestra “Índios e não Índios no Brasil Contemporâneo”

Palestra do professor Stephen Grant Baines (UnB). Foto – Hudson Costa


O palestrante foi o professor Stephen Baines, da Universidade de Brasília (UnB), doutor em antropologia.

“Índios e não Índios no Brasil Contemporâneo”. Este foi o tema da palestra que o professor Stephen Grant Baines, da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), doutor em Antropologia, ministrou na noite do dia 21 de junho, no Auditório da Escola de Ofícios e Artes (ECOA). O palestrante veio a Sobral a convite do Grupo de Pesquisa História e Memória Social da Educação e da Cultura (MEDUC), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Escola de Formação Permanente do Magistério (ESFAPEM), da Secretaria da Educação do Município.

A UVA também apoiou o evento através do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) e da Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES). Houve, ainda, a participação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (GEPE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Para um público formado por professores e estudantes da UVA e de escolas municipais, o professor Stephen Grant Baines abordou os seguintes assuntos: a diversidade de situações que caracterizam os indígenas no Brasil atual; pontos de tensão na relação entre índios, não índios, estado e empresas; temas emergentes nos estudos antropológicos sobre a relação índios-não índios; a contribuição da escola de ensino fundamental para a formação da consciência das novas gerações sobre estes desafios.

Fundamentado em informações obtidas na pesquisa e na convivência com povos e movimentos indigenistas, Stephen Baines sintetizou os grandes desafios e injustiças existentes; mostrou por outro lado uma expectativa positiva quanto à firmação dos povos indígenas e à construção de entendimentos para a convivência democrática entre os diferentes interesses presentes na sociedade brasileira.

A UVA esteve representada pelo pró-reitor adjunto de Extensão, professor Francisco Guedes; professor José Edvar Costa de Araújo, coordenador do MEDUC; professora Ivna Holanda, do GEPECJU e professora Amélia André, do Curso de Pedagogia. A ESFAPEM, pela diretora professora Ana Rosa Andrade Parente e a UECE, pelo professor Max Maranhão, do Curso de Ciências Sociais. Também participaram o diretor da ECOA, educador e artista Roberto Galvão e o coordenador do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), professor Babi Fonteles, do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC/Sobral).

24/06/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)