Instalado na UVA o Comitê Memória,Verdade e Justiça
20 de agosto de 2013 - 10:39 AM

Evento realizado no Auditório do CCH, campus Junco. Foto – Hudson Costa
Instalação do Comitê pelo Direito à Memória, à Verdade e à Justiça ocorreu no Centro de Ciências Humanas da UVA
Foi instalado na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) o Comitê pelo Direito à Memória, à Verdade e à Justiça, iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e do Instituto Frei Tito de Alencar. A solenidade ocorreu no dia 16 de agosto, às 19h, no Auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco.
A presidente do Instituto Frei Tito de Alencar, professora Lucia Alencar, relatou a trajetória do Comitê até seu desenvolvimento em Sobral. Para o presidente do Comitê Cearense Memória, Verdade e Justiça, Silvio Mota, é necessária uma justiça de transição, que busque a verdade sobre os fatos do regime militar no Brasil.
Para relatar um pouco de sua trajetória como ex-preso político, foi convidado o operário aposentado João Vasconcelos. Ele relembrou a sessão de tortura que viveu no ano de 1964, enfatizando a luta em prol da verdade. Ao final dos pronunciamentos, alunos e professores se comprometeram a colaborar para o êxito das ações do Comitê na UVA e em Sobral.
Mesa
Na mesa de trabalhos a UVA foi representada pelos professores Edivanir Maia da Silveira e Viviane Prado Bezerra (História), Flávio Teles (Filosofia) e Emmanoel Lima (Ciências Sociais). Também participaram da mesa a presidente do Instituto Frei Tito de Alencar, professora Lucia Alencar; presidente do Comitê Cearense Memória, Verdade e Justiça, Silvio Mota; representante do Comitê Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará (UFC/UECE), professor Eudes Birma e o operário João Vasconcelos.
20/08/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)