Missa em ação de graças em comemoração aos 45 anos da UVA
23 de outubro de 2013 - 4:13 PM

Missa na capela do Preciosíssimo Sangue. Foto – Marcildo Brito
Ato litúrgico na capela do Preciosíssimo Sangue foi presidido pelo bispo dom Odelir Magri.
Missa em ação de graças foi celebrada na noite de terça-feira, 22, às 19h, pelo bispo da Diocese de Sobral, dom Odelir José Magri, auxiliado pelo padre Jairo Ribeiro, na capela do Preciosíssimo Sangue, campus Betânia. O ato litúrgico em comemoração ao aniversário de 45 anos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que transcorre no dia 23 de outubro, contou com animação musical da comunidade Shalom e expressiva presença de alunos, funcionário e professores, além da cúpula dirigente da instituição.
Durante a missa, que integrou a programação do Outubro UVA 2013, a primeira leitura “Carta de São Paulo aos Romanos” foi feita pela reitora, professora Maria Palmira Soares de Mesquita. A Carta faz referência às relações dos atos de obediência, justiça e graça versus desobediência, pecado e morte.
O padre Jairo Ribeiro, capelão da UVA, fez a leitura do evangelho segundo Lucas 12, 35-38 sobre a fidelidade e a vigilância, que mostra o cuidado e a maneira de estar atento às funções e responsabilidades. “Naquele tempo, o Senhor disse aos seus discípulos: Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas”.
Dom Odelir José Magri, ao proferir a homilia, baseado nesta passagem evangélica, destacou que o termo vigilância passa pela motivação. Enfatizou que é preciso que estejamos atentos, vigilantes e motivados para a realização de nossos objetivos e projetos de vida. Destacou, ainda, que nesta caminhada não se pode esquecer a dimensão mística na construção de nossos projetos. Como exemplos de pessoas motivadas e determinadas, que alicerçaram suas grandes realizações através da comunhão com Deus, ele ressaltou madre Tereza de Calcutá, dom Helder Câmara e o papa Francisco.
O bispo declarou que esta determinação orientada na intimidade com Deus, no contexto da universidade “tem um valor expressivo para todo tipo de ensino, já que a universidade tem a função de formar cidadãos para uma sociedade mais humana e mais justa”. Na oportunidade, agradeceu pelo empenho do padre Jairo na condução da Pastoral Universitária. Dom Odelir lembrou também que nomes como dom José, cônego Francisco Sadoc, padre Valderi Rocha, professora Mirian Goersch, professor Teodoro Soares e professor Edinardo Silveira são nomes vinculados à própria história da UVA.
No final, a professora Palmira Soares agradeceu a presença de todos, inclusive ao secretário de Educação do Município, Júlio César da Costa Alexandre, que representou o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda. Falou da trajetória da UVA sempre envolvida na formação de jovens, de lideranças políticas, educacionais e sociais de Sobral e de todos os municípios da zona Norte do Ceará. Enfatizou que a instituição chega aos 45 anos com 10 mil alunos, 300 funcionários e 400 professores.
Na mesma oportunidade, os aniversariantes do mês de outubro receberam homenagem e bênção, em especial, integrantes dos quadros da reitoria da UVA os professores Valdeci Vasconcelos, Marcielyio Vital, o funcionário Everardo Máximo e a professora do curso de Pedagogia, Ivna Holanda.
23/10/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)