XV Semana de Geografia da UVA e I Seminário de Dissertação do MAG
8 de novembro de 2013 - 5:10 PM

Os eventos foram realizados no Auditório Milton Santos. Foto – Fátima Moura
Campo e Cidade no Seminário Nordestino foi a temática dos dois eventos, de 5 a 7 de novembro.
Ocorreu na manhã de terça-feira, 5, no auditório Milton Santos, do Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco, a abertura da XV Semana de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do I Seminário de Projeto de Dissertação do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG), com o tema central “Campo e Cidade no Seminário Nordestino”. A programação de estendeu até o dia 7 de novembro, com uma programação de palestras, debates, apresentação de projetos e dinâmicas.
Os trabalhos foram abertos a partir das 8h com a formação da mesa, que ficou assim constituída: pró-reitora de Planejamento, e economista Fátima Lúcia Martins Dantas, que representou a reitora, professora Maria Palmira Soares de Mesquita; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Israel Rocha Brandão; diretor do CCH, professor Agenor Soares e Silva Júnior; coordenadora adjunta do MAG, professora Isorlanda Caracristi; coordenadora do curso de Geografia, professora Antônia Neide Costa; coordenadora do Seminário de Projetos, professora Marize Luciano Vital e a coordenadora da XV Semana de Geografia, professora Aldiva Sales de Diniz.
Ao se pronunciar, a pró-reitora Fátima Lúcia Dantas destacou a importância do evento como forma de contemplar os interesses de alunos e professores da graduação e da pós-graduação em Geografia, centrados no aprofundamento do saber frente à realidade do semiárido nordestino seja no ambiente urbano ou rural, além de desenvolver competências que irão atuar na sociedade, numa área do conhecimento que requer qualificação constante.
O diretor do CCH, professor Agenor Soares, ao agradecer a expressiva presença de alunos, professores e pesquisadores, desejou a todos um bom desempenho no desenrolar da programação. Para ele, eventos desta natureza representam a “valorização do estudante, do professor, do pesquisador e, consequentemente, de um ensino de qualidade dentro e fora da universidade”. Já o professor Israel Brandão ressaltou que o evento conjunto foi uma forma de somar ações que coloquem o aluno como acadêmico afeito à pesquisa de qualidade.
A palestra de abertura, proferida pelo professor José Bueno Conti, da Universidade de São Paulo (USP), versou sobre “Desertificação no Nordeste Brasileiro” e teve como coordenadora de mesa a professora Isorlanda Caracristi.
Ao longo da programação outros foram explanados, tais como “Políticas públicas para o campo no semiárido”, sob a ministração do professor José Levi Furado Sampaio, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenação da professora Aldiva Sales Diniz (UVA); “A questão urbana no semiárido nordestino”, com explanação do professor Antônio Cardoso Façanha, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenação da professora Virgínia Célia Cavalcante (UVA). Também houve a apresentação de 10 projetos e dinâmica territorial.
08/11/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)