Instalada na UVA a 31ª Vara da Justiça Federal
29 de novembro de 2013 - 5:33 PM

Corte da fita inaugural por parte de autoridades convidadas. Foto – Hudson Costa
Solenidade ocorreu no dia 28 de novembro, às 18h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da UVA.
Foi instalada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus Betânia, em Sobral, no dia 28 de novembro, às 18h, a 31ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará (SJCE), com competência para conciliação, julgamento e execução de ações cíveis cujos valores não excedam 60 salários mínimos. “A importância dessa vara para a UVA é grandiosa. Nossos estudantes terão livre acesso a essa casa da Justiça Federal. Essa será uma forma para que o conhecimento flua numa via de mão dupla, com a troca de conhecimentos e práticas jurídicas”, destacou a reitora, professora Maria Palmira Soares de Mesquita.
A solenidade de inauguração, no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), foi comandada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5ª), desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas; pelo vice-presidente do TRF5, desembargado Edilson Nobre; pelo diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), juiz Leonardo Resende Martins; pelo diretor da Subseção de Sobral, juiz Júlio Coelho Neto e pela titular da 31ª Vara, juíza Maria Júlia Tavares do Carmo Pinheiro Nunes.
Na mesa dos trabalhos também estiveram presentes, dentre outras autoridades, o procurador Geral do Estado, Fernando Antônio Costa de Oliveira, representante do governador Cid Ferreira Gomes; a reitora da UVA, professora Maria Palmira Soares de Mesquita; o prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto e o deputado José Teodoro Soares, representante da Assembleia Legislativa.
A solenidade constou de pronunciamentos,corte da fita inaugural, descerramento de placas e visita às instalações do prédio.
Convênio
O presidente do TRF5, desembargador Francisco Wildo, disse que a instalação de uma Vara Federal representa distribuição de riquezas, beneficiando milhares de cidadãos. Ele enfatizou, ainda, a importância em unir a Justiça à Universidade. “É possível incrementar o saber jurídico prático à Universidade. Os alunos poderão vivenciar mais da Justiça Federal, além de criar um forte vínculo com a Justiça”, destacou.
A parceria entre a Justiça Federal no Ceará (JFCE) e a UVA foi firmada por meio do convênio 27/2013 que prevê uma integração com os estudantes da Instituição.
29/11/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)