UVA realiza III Workshop de Plantas Medicinais

2 de dezembro de 2013 - 11:02 AM

UVA realiza III Workshop de Plantas Medicinais

Evento foi realizado no Auditório Central da UVA. Foto – Fátima Moura


 III Workshop de Plantas Medicinais marcou comemoração dos 10 anos do Neplam.

Para comemorar os 10 anos do Núcleo de Plantas Medicinais (Neplam), o Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAB) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou, no dia 29 de novembro, no Auditório Central, campus Betânia, o III Workshop de Plantas Medicinais. O evento, que reuniu alunos e ex-alunos do curso de Ciências Biológicas, teve início às 9h30min e se estendeu até às 18h. Além da abertura oficial, seguida de show artístico de voz e violão com a estudante Leydiane Bezerra, ocorreram mesa redonda, palestras e oficinas.

Compuseram a mesa dos trabalhos a reitora Maria Palmira Soares de Mesquita, a diretora do CCAB e coordenadora do Neplam, Kátia Parente; a vice-diretora do CCAB, Eliane Minervina, o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Elnatam Bezerra de Souza; a pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Benedita Marta Gomes Costa e o presidente do Neplam, o estudante Elomir Brito Mourão.

Na oportunidade, a reitora Maria Palmira Soares, ao falar da primeira década de atuação do Neplam, destacou o compromisso de alunos e professores com a pesquisa, o diálogo com a sociedade e a qualidade do ensino. “Eu sempre me emociono quando vejo que a atuação dos meus acadêmicos traz resultados concretos, através de seus empenhos e comprometimentos. É bom saber que esses alunos assumem apresentações públicas para divulgar o resultado de suas experiências acadêmicas nesta área”.

Já a professora Kátia Parente fez um breve histórico da atuação do Neplam, destacando a importâncias das primeiras reuniões com alunos do curso de Ciências Biológicas em torno da criação deste Núcleo de pesquisa. “Tenho que agradecer a todos os estudantes que estão no Núcleo, desde sua fase embrionária. Até mesmo os que já saíram da universidade e hoje estão cursando pós-graduação em outras instituições, mas que se dispuseram a vir hoje até aqui para participar deste evento”, ressaltou.

Ela enfatizou, ainda, todas as parcerias formalizadas para o funcionamento da pesquisa fitoterápica em Sobral e em municípios circunvizinhos. Disse que uma das ações frutíferas foi a parceria com o Projeto Rondon. “Temos que ser gratos a todas as pessoas e instituições que nos apoiaram na continuidade deste trabalho, durante estes 10 anos”.

Programação

Durante a manhã, após a abertura oficial e a apresentação artística, foi realizada uma mesa redonda sobre “Contribuições da Participação Acadêmica em Grupos de Estudos e Pesquisas para a Vida Profissional”, com a participação da professora Kátia Parente e os ex-alunos da UVA, professores Anselmo Barbosa e Sâmila Farrapo.

Em seguida, ocorreu uma palestra sobre o tema “A Fitoterapia no SUS e o projeto Farmácia Viva”, ministrada pela Farmacêutica do Centro de fitoterapia da Prefeitura de Sobral, Wilcare de Medeiros Cordeiro. A partir de 17h o ex-acadêmico da UVA, hoje profissional atuante em outra instituição, Cássio Mota, ministrou palestra sobre “Plantas Medicinais: Conhecimento Científico da Universidade à Comunidade”.

02/12/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)