UVA realiza III Mostra de Educação em Solos no campus Junco
3 de dezembro de 2013 - 4:38 PM

Solenidade de abertura no Auditório do CCH. Foto – Hudson Costa
Atividades da Mostra marcam a comemoração do Dia Mundial do Solo, 5 de dezembro.
“Conhecer, instrumentalizar e propagar” é o tema central da III Mostra de Educação em Solos da Universidade Estadual Vale do Acaraú que acontece de 2 a 5 de dezembro, nas dependências do Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco e em duas escolas públicas de Sobral. A Mostra é promovida pelo Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos de Estudos Geográficos (LAPPEGEO) e o Programa de Extensão Educação em Solos. A abertura oficial, no dia 3, às 8h30min, contou com a presença de professores, alunos e pesquisadores do curso de Geografia da UVA e de escolas públicas do município, representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento de Educação (CREDE 6).
No desenrolar das atividades de terça-feira, 3, o evento contou com apresentação cultural de alunos do LAPPEGEO, palestra sobre o tema “O dia Mundial do Solo- O que temos a comemorar?”, ministrada pela professora do curso de Geografia e coordenadora geral do evento, Cleire Lima da Costa Falcão. Em seguida, ocorreram relatos de experiência sobre “Uso e manejo do solo – agricultura ecológica” por índios Tremembés de Acaraú, sob a mediação da professora Maria Cristina Ribeiro de Souza, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e participação do extensionista rural Tiago Silva Bezerra que atua junto às comunidades indígenas de Acaraú.
Em sua terceira edição, a Mostra já integra a programação anual da UVA com larga troca de experiência entre universidade e a sociedade. Desta vez, além de participação de pesquisadores da UVA e de outras instituições, um expressivo número de alunos do colégio estadual D. José Tupinambá da Frota e Escola José Euclides Ferreira Gomes participam diretamente dos trabalhos.
A professora Cleire Falcão, ao agradecer a parceria com a Pró-reitoria de Extensão e as demais instituições educacionais representadas no evento, lembrou que a Mostra vem coroar as comemorações do Dia Mundial do Solo, que ocorre em 5 de dezembro, como forma de aprofundamento do saber de acadêmicos, de secundaristas e de comunidades que tiram o sustento fazendo uso do próprio solo que habitam.
Experiências nas escolas
Até o dia 5 os visitantes terão oportunidade de conhecer o conteúdo da exposição temática do evento. Na quarta e na quinta-feira, a exposição será montada no pátio externo do Colégio Estadual D. José Tupinambá da Frota e da EEFM Prefeito José Euclides Ferreira Gomes, onde também serão realizadas oficinas voltadas ao tema central. As atividades e dinâmicas abordarão, dentre outros temas, as formas de uso, manejo, técnica e educação ambiental nas atividades agrícolas.
Mesa
A mesa de abertura dos trabalhos, no Auditório Milton Santos, teve a seguinte composição: pró-reitor de Extensão, professor José Falcão Sobrinho; pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, professora Marta Gomes Costa; diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Agenor Soares e Silva Júnior e diretora adjunta, professora Cleire Lima da Costa Falcao; representante do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, professor Francisco Eliton e representante da EEFM Prefeito José Euclides Ferreira Gomes, professora Meire Araújo.
03/12/2013
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)