UVA participa da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

25 de abril de 2014 - 6:02 PM

UVA participa da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Programação no Boulevard do Arco, na noite de 24 de abril. Foto – Hudson Costa


Atividades que retratam a vida e a mística da luta do Movimento Sem Terra (MST), que completa 25 anos no Ceará, marcaram a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária, na noite de quinta-feira, 24, no Boulevard do Arco, em Sobral, tendo na organização o Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através dos Laboratórios de Estudos Agrários e Territoriais e de Ensino da Geografia. O evento está ocorrendo em 53 universidades do Brasil.

O artista Babi Fonteles fez apresentação musical para homenagear Padre Albani e Benedito Tonho, personalidades importantes na luta pela reforma agrária em Sobral e na zona Norte do Ceará. Houve um momento de mística, com a participação de agricultores e estudantes conduzindo instrumentos de trabalho e símbolos da luta pela terra. A professora Ana Linhares, sobrinha de Padre Albani, falou sobre a necessidade de resgatar a história de pessoas que lutaram por melhores condições de vida no campo.

A coordenadora da Jornada, professora Aldiva Sales de Diniz, do curso de Geografia da UVA, ressaltou a importância da discussão sobre a questão agrária no Brasil, analisando a conjuntura nacional.

Programação

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária teve início na UVA no dia 23 de abril, às 8h, no auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco. Na oportunidade, na presença de alunos dos cursos de Geografia, História e Pedagogia, foi exibido um vídeo sobre o contexto histórico dos movimentos sociais voltados à Reforma Agrária no Brasil.

No mesmo dia, às 19h, aconteceu no Núcleo de Disciplinas Complementares (NDC), no campus Betânia, debate sobre a Reforma Agrária Popular. A programação prosseguiu até o dia 25, com debates, exposição de fotos e de livros da Expressão Popular, aulas de campo em áreas de ocupação e de reforma agrária – Acampamento Terra Prometida e Assentamento Esperança.

25/04/2014
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)