UVA realiza reunião com alunos aprovados no Programa Ciência sem Fronteiras

28 de maio de 2014 - 6:00 PM

UVA realiza reunião com alunos aprovados no Programa Ciência sem Fronteiras

Reunião realizada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Foto – Fátima Moura


Com objetivo de definir diretrizes e organizar a participação de sete alunos do curso de Engenharia Civil no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou reunião na manhã de quarta-feira, 28.  Estiveram presentes o reitor, professor Fabianno Cavalcante de Carvalho; a titular da PRPPG, professora Maria Somália Sales Viana, a pró-reitora adjunta, Regina Celi Fonseca Raick e cinco estudantes.

A professora Somália Viana disse que a partir de junho a UVA dará início ao envio destes alunos para Estados Unidos, Canadá, Itália e Irlanda, com aprovação no Programa Ciência sem Fronteiras, do Ministério da Educação em parceria com o Instituto de Educação Internacional (IIE). Na opinião do Reitor, é importante que os acadêmicos procurem experiências fora da universidade de origem, não só para divulgá-la, mas especialmente pelo enriquecimento de suas próprias experiências profissionais. “Se tivesse tido esta oportunidade, eu teria feito meu mestrado e doutorado fora do País,” destacou o professor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

 Na oportunidade, ele fez recomendações aos acadêmicos com relação ao alcance de um bom aproveitamento durante a estadia nas universidades no exterior. Classificou como imprescindível a postura comportamental, para representação da UVA da melhor maneira possível.

A professora Regina Raick ressaltou a importância de uma boa apresentação pessoal, posicionamentos pautados na discrição e exposição de fotos da cidade em que se insere a universidade, com destaque para os aspectos de identidade. Dentro da mesma proposta, a professora Somália Viana forneceu exemplares de prospectos, agendas e canetas com os símbolos da UVA.  Outros pontos considerados importantes foram tratados na reunião, como a questão da documentação, a busca de apoio junto aos consulados e a comunicação entre os alunos e a UVA.

Estudantes

Para o estudante do 9º período de Engenharia Civil, Lucas Nathan de Souza, que viajará para os Estados Unidos, “esta experiência vai muito além do conhecimento acadêmico e profissional; este aprendizado significa, sem dúvida, um grande crescimento pessoal”. O período de duração da bolsa será de um ano.

Compõem a lista de estudantes do curso de Engenharia Civil para o Programa Ciência sem Fronteira: Távio Fernandes da Costa Sousa, Francisco da Silva Brandão, André Luiz Santos Alves, Lucas Nathan de Souza, Rafael Pereira Maciel, Mariana Chaves Reis e Francisco David Meneses dos Santos. 

28/05/2014
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)