IV Encontro PIBID/UVA debate os desafios da integração escola e universidade

16 de outubro de 2014 - 4:13 PM

IV Encontro PIBID/UVA debate os desafios da integração escola e universidade

Solenidade de abertura, no Centro de Convenções de Sobral. Foto – João Sousa


Com a temática “Os desafios da integração escola e universidade: formação docente e interdisciplinaridade”, a coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB) realiza, nos dias 16 e 17, o IV Encontro com participação de coordenadores, professores supervisores e acadêmicos bolsistas, como parte integrante do Outubro UVA 2014, nas comemorações pelo 46º aniversário da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Os trabalhos de abertura ocorreram a partir das 8h30min, de quinta-feira, 16, no Centro de Convenção de Sobral, com expressiva participação de alunos, professores, coordenadores do PIBID/UVA e representantes de escolas públicas.

Após a apresentação do coral da Escola Estadual Profissionalizante Lysia Pimentel, a mesa dos trabalhos foi formada pelos professores Fabianno Cavalcante de Carvalho, Reitor da UVA; Petrônio Emanuel Timbó Braga, Pró-Reitor de Ensino de Graduação; Benedita Marta Gomes Costa, Coordenadora Institucional do PIBI/UVA; Isabel Maria Sabino de Farias, palestrante; Ana Nery Marinho Craveiro e Renato Almeida de Oliveira, Coordenadores de área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UVA. O acadêmico Janail da Silva, do curso de Química, representou os estudantes bolsistas do Programa. Prestigiando o evento, esteve presente o professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho, Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Ao iniciar suas palavras, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho fez uma breve explanação sobre o objetivo, a essência e a importância acadêmica e social do PIBID na UVA. “Valorizar o magistério e promover a interação entre a Universidade e as instituições de ensino básico é um dos principais objetivos do Programa”, asseverou.

Ele destacou também que eventos desta natureza mobilizam os professores com ações teóricas e práticas, desta forma, elevando a qualidade acadêmica dos cursos de licenciatura. Falou do comprometimento da Universidade em relação à ampliação do BIBID.  “Já contamos com 440 bolsas de graduação e pretendemos aumentar esse número em 50%”, declarou o Reitor, ressaltando que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), garante um repasse de R$ 250 mil por mês, perfazendo um montante de R$ 3 milhões por ano.
Já o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Petrônio Emanuel Timbó Braga, ao demostrar sua satisfação com êxito do IV Encontro de Iniciação à Docência do PIBID/UVA, recorreu aos seguintes versos de Cora Coralina: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

A Coordenadora Institucional do PIBI/UVA, professora Benedita Marta Gomes Costa, deu ênfase aos agradecimentos especiais a todos os envolvidos no Programa, especialmente os professores Ana Nery Marinho Craveiro, Renato Almeida de Oliveira e Lúcio Roberto Rodrigues Peixoto, bem como os Coordenadores de área e os professores supervisores. Em outra etapa de seu pronunciamento, falou da importância do envolvimento dos bolsistas da graduação nas atividades do encontro, sendo eles responsáveis pelos minicursos. Ela também agradeceu aos professores responsáveis pela implantação do Programa na UVA: Maria Edinete Tomás, Antonio Glaudenir Brasil Maia e Ermínio de Sousa Nascimento.

Palestra

A professora doutora em Educação Isabel Maria Sabino de Farias, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ministrou palestra, de 9h às 11h, sobre o tema central do Encontro – “Os desafios da integração escola e universidade: formação docente e interdisciplinaridade”.  Ela iniciou sua explanação enfatizando a luta da menina paquistanesa Malala Yousafzai, que lutou pelo direito de ir à escola. Foi laureada com o prêmio Nobel da Paz 2014.
 
A programação teve continuidade, às 14h, no Centro de Educação a Distância (CED) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), com a realização de 11 minicursos. No turno da noite, a partir das 18h, no CED, haverá Mostra Pedagógica.

16/10/2014
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)