UVA e SDA firmam convênio de cooperação técnica para atuação da Universidade no Projeto Paulo Freire
17 de abril de 2015 - 7:03 PM

Reitor Fabianno Cavalcante e o Secretário de Des. Agrário do Ceará, José Teixeira (esquerda), assinaram Termo de Cooperação Técnica, na tarde desta sexta-feira, 17 de abril, no campus da Betânia.
O Magnífico Reitor da UVA, Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho, recebeu na tarde desta sexta-feira, 17 de abril, no campus da Betânia, o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Francisco José Teixeira, e o Coordenador do Projeto Paulo Freire, Rômulo Cabral, para assinatura do Termo de Cooperação Técnica que estabelece a “participação da UVA no suporte técnico especializado para promover ações de socialização e disseminação de estudos, pesquisa e inovações tecnológicas compatíveis com os projetos e investimentos produtivos a serem desenvolvidos pelo Projeto Paulo Freire”. O evento contou, ainda, com a presença do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda. O Termo de Cooperação será publicado no Diário Oficial do Estado e terá vigência até 27/06/2019.
O Reitor Fabianno Cavalcante reafirmou a disposição da Universidade em realizar parcerias com o compromisso de ampliar a atuação da UVA no desenvolvimento regional do Estado. “Esta tem sido uma vocação da UVA, que surgiu como pioneira na interiorização do Ensino Superior no Ceará e hoje é um dos pilares do desenvolvimento de nossa região”, disse o reitor.
O Secretário José Teixeira agradeceu a parceria da Universidade. “Apostamos muito nessa parceria com a UVA como um importante aliado para que possamos mudar a realidade dessas comunidades rurais”, disse o Secretário da SDA.
Ao lembrar o passado recente, em que comunidades rurais enfrentavam dificuldades com a falta de apoio do Estado e a violência no campo, o Prefeito Veveu falou da importância de ações dessa natureza. “Estar aqui testemunhando uma parceria com este objetivo é uma mudança muito importante na nossa história, é sem dúvida um avanço”, disse Veveu.
O Projeto Paulo Freire é um projeto com investimentos de 80 milhões de dólares, sendo metade dos recursos concedidos pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e a outra metade com recursos oriundos do Estado. O objetivo do Projeto é atender 60 mil famílias com capacitações e 30 mil famílias com projetos produtivos, em comunidades rurais com ênfase em jovens e mulheres.
De acordo com Rômulo Cabral, o Projeto Paulo Freire entrou em uma nova fase, com desenvolvimento de capacidades com a garantia de assistência técnica, atendendo 62 comunidades em 31 municípios. “Até o final de 2015, a expectativa é de que sejam incorporadas ao Projeto mais 168 comunidades, totalizando 230 comunidades atendidas”, afirma o Coordenador do Projeto.
Os municípios beneficiados pelo Projeto Paulo Freire seão: Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Campos Sales, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Hidrolândia, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Nova Olinda, Pacujá, Parambu, Pires Ferreira, Potengi, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Cariri, Senador Sá, Sobral, Tarrafas, Tauá e Varjota.
Se você gostou dessa notícia, compartilhe-a com seus amigos.
17/04/2015
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)