UVA participa de Seminário sobre Enade 2015, em Brasília. Estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Direito farão o exame este ano

15 de junho de 2015 - 6:10 PM

UVA participa de Seminário sobre Enade 2015, em Brasília. Estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Direito farão o exame este ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou no período de 9 a 11 de junho, em Brasília, com representantes de Instituições de Ensino Superior de todo o país, o Seminário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2015). A Diretora do Departamento de Ensino de Graduação da UVA (DEG), Professora Jônia Tírcia Parente Jardim Albuquerque, representou a Universidade no evento.

O Seminário, realizado desde 2009, tem como objetivo informar sobre as inscrições e participação dos estudantes no exame e os cursos das áreas que serão avaliados em 2015. De acordo com a Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, Cláudia Griboski, a partir de 2015, o processo de inscrição será orientado pelos códigos do Censo da Educação Superior, “já que no momento em que a instituição informa os estudantes e docentes dos cursos, o faz por meio dos dados declarados no Censo da Educação Superior do ano anterior”, explica a Cláudia Griboski.

Alunos de 26 cursos de graduação vão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2015 e as instituições de ensino são responsáveis por inscrever-los no exame. A lista dos cursos de bacharelado e dos cursos Superiores em Tecnologia que serão avaliados no Enade foi divulgada no dia 9 de março na Portaria Normativa Nº 03 do Ministério da Educação.

Dentre os cursos que serão avaliados no Enade 2015, três são oferecidos pela UVA: Administração, Ciências Contábeis e Direito. A avaliação está prevista para o dia 22 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).

Quem participa do Enade 2015

Os ingressantes de 2015 devem ser inscritos, mas, desde 2009, eles são dispensados da prova. Segundo o Inep, “a situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep e a inscrição dos iniciantes serve para registro de seus dados pessoais, necessários ao cálculo de indicadores da Educação Superior”.

Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2015 e que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

Também farão o exame estudantes de cursos Superiores em Tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro próximo e os de cursos Superiores de Tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo, até o fim do período de inscrição.

Ainda de acordo com o Inep, o estudante que deixar o local de prova antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente, assim como os que não comparecerem, ficando em situação “irregular junto ao Exame”.

Os estudantes que farão o exame deverão preencher o questionário do estudante, documento obrigatório, que estará disponível no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, no portal do Inep.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é “aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências“.

Você pode compartilhar essa notícia em sua rede social, acessando os links abaixo!

15/06/2015
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)