Reitor da UVA participa de solenidade de instalação do Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência
24 de fevereiro de 2016 - 11:38 AM

Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência foi instituído em Solenidade na Assembleia Legislativa.
Representando a Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Magnífico Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho participou de solenidade realizada na Assembleia Legislativa, na terça-feira, 23 de fevereiro de 2016, quando foi instituído o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A iniciativa da Assembleia Legislativa e o Governo do Estado do Ceará tem parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e deve “atuar na perspectiva de compreender as razões da violência que afeta, especialmente, a pessoas na faixa etária entre 10 e 19 anos, a partir da análise da trajetória de vida desses adolescentes e jovens”, explicou o Deputado Zezinho Albuquerque, Presidente da AL.
O Deputado Ivo Gomes (PROS) presidirá o Comitê e terá o Deputado Renato Roseno (PSOL) como relator. Também fazem parte do Comitê, os deputados: Zé Ailton Brasil (PP), Augusta Brito (PCdoB) e Bethrose Fontenele (PMB).
O Comitê ouvirá adolescentes infratores e familiares de adolescentes assassinados para analisar o histórico de vida em família e na comunidade. “Queremos entender a trajetória de vida e a sentimentalidade desses jovens e levantar hipóteses que justifiquem o crescimento constante dessa violência, já que as explicações do senso comum, como desemprego e precariedade da Educação Pública, por exemplo, não convencem mais”, afirmou o Deputado Ivo Gomes.
Serão realizadas 11 audiências públicas, sendo três em Fortaleza e as demais nos municípios de Caucaia, Crato, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Sobral. Por meio de seminários pretende-se a participação em debates com as comunidades sobre temas como, dependência química; acesso a armas de fogo; cultura do medo, promovida por programas policiais; e políticas públicas para crianças e adolescentes. “A partir desse processo queremos propor ao Governo do Estado medidas concretas de combate à violência, sempre baseadas em dados científicos”, explica Ivo Gomes.
De acordo com a Vice-Governadora Izolda Cela “a iniciativa pode ter uma força mobilizadora e ser fértil para que as instituições, governamentais e não governamentais, olhem para essa questão com mais consequência”.
Entre as ações de combate à violência está o Programa Ceará Pacífico, criado pelo Governo do Estado e que tem a UVA como uma das instituições parceiras. Na quinta-feira, 25 de fevereiro, será realizado em Sobral, o II Seminário Terriotorial do Ceará Pacífico, a partir das 8h30min, na Escola Estadual de educação Profissional Lysia Pimentel.
Também participaram da solenidade, a Vice-Governadora Izolda Cela; a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne e o Secretário dos Conselhos Superiores da UVA, Flávio Pinheiro; o coordenador do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Rui Aguiar; o promotor de Justiça Hugo Mendonça; a Secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira; o Secretário de Educação, Maurício Holanda; e o Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cláudio Ricardo.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, clicando nos ícones abaixo.
Com informações da Assessoria de Comunicação da AL
24/02/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)