Reitor da UVA participa de solenidade de instalação do Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência

24 de fevereiro de 2016 - 11:38 AM

Reitor da UVA participa de solenidade de instalação do Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência

Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência foi instituído em Solenidade na Assembleia Legislativa.

Representando a Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Magnífico Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho participou de solenidade realizada na Assembleia Legislativa, na terça-feira, 23 de fevereiro de 2016, quando foi instituído o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A iniciativa da Assembleia Legislativa e o Governo do Estado do Ceará tem parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e deve “atuar na perspectiva de compreender as razões da violência que afeta, especialmente, a pessoas na faixa etária entre 10 e 19 anos, a partir da análise da trajetória de vida desses adolescentes e jovens”, explicou o Deputado Zezinho Albuquerque, Presidente da AL.

O Deputado Ivo Gomes (PROS) presidirá o Comitê e terá o Deputado Renato Roseno (PSOL) como relator. Também fazem parte do Comitê, os deputados: Zé Ailton Brasil (PP), Augusta Brito (PCdoB) e Bethrose Fontenele (PMB).

O Comitê ouvirá adolescentes infratores e familiares de adolescentes assassinados para analisar o histórico de vida em família e na comunidade. “Queremos entender a trajetória de vida e a sentimentalidade desses jovens e levantar hipóteses que justifiquem o crescimento constante dessa violência, já que as explicações do senso comum, como desemprego e precariedade da Educação Pública, por exemplo, não convencem mais”, afirmou o Deputado Ivo Gomes.

Serão realizadas 11 audiências públicas, sendo três em Fortaleza e as demais nos municípios de Caucaia, Crato, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Sobral. Por meio de seminários pretende-se a participação em debates com as comunidades sobre temas como, dependência química; acesso a armas de fogo; cultura do medo, promovida por programas policiais; e políticas públicas para crianças e adolescentes. “A partir desse processo queremos propor ao Governo do Estado medidas concretas de combate à violência, sempre baseadas em dados científicos”, explica Ivo Gomes.

De acordo com a Vice-Governadora Izolda Cela “a iniciativa pode ter uma força mobilizadora e ser fértil para que as instituições, governamentais e não governamentais, olhem para essa questão com mais consequência”.

Entre as ações de combate à violência está o Programa Ceará Pacífico, criado pelo Governo do Estado e que tem a UVA como uma das instituições parceiras. Na quinta-feira, 25 de fevereiro, será realizado em Sobral, o II Seminário Terriotorial do Ceará Pacífico, a partir das 8h30min, na Escola Estadual de educação Profissional Lysia Pimentel.

Também participaram da solenidade, a Vice-Governadora Izolda Cela; a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne e o Secretário dos Conselhos Superiores da UVA, Flávio Pinheiro; o coordenador do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Rui Aguiar; o promotor de Justiça Hugo Mendonça; a Secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira; o Secretário de Educação, Maurício Holanda; e o Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cláudio Ricardo. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, clicando nos ícones abaixo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AL

 

24/02/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)