Coleção Cronologia Sobralense tem segunda edição lançada no campus do Derby

15 de abril de 2016 - 12:43 PM

Coleção Cronologia Sobralense tem segunda edição lançada no campus do Derby

Composta por cinco volumes, a obra escrita pelo primeiro reitor da UVA foi reeditada após 40 anos da primeira publicação.

Em evento realizado na noite de quinta-feira, 14 de abril de 2016, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UVA, no campus do Derby, foi lançada a Segunda Edição da Coleção “Cronologia Sobralense”, editada pelas Edições ECOA. A obra, de autoria do primeiro reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Monsenhor Sadoc de Araújo, e publicada pela primeira vez em 1974, tem sua reedição por iniciativa da Prefeitura de Sobral. O evento contou com a presença da Vice-Reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, representando o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, impossibilitado de estar presente por motivos de saúde, e do Prefeito Veveu Arruda.

Para o Prefeito de Sobral a reedição da obra, esgotada há quatro décadas, é tem grande importância para a cidade. “É uma alegria compartilhar com vocês essa importante obra do Pe. Sadoc sobre a nossa história; essa reedição é uma contribuição para que as pessoas – estudantes, professores, pesquisadores –  tenham acesso à fonte de pesquisa; essa cronologia é um instrumento que nos ajuda a refletir sobre o que somos e nos auxilia a projetar o futuro”, disse o Prefeito Veveu.

Em sua fala a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne lembrou a contribuição da Universidade, fundada há 47 anos pelo Padre Sadoc. “Juntamente com a Diocese e a Prefeitura, a UVA teve, e tem tido, um importante papel no protagonismo do desenvolvimento de Sobral e de toda a Região Norte do Estado; nesse sentido, o pioneirismo e a visão do Padre Sadoc foram, certamente decisivos nessa trajetória”, disse a vice-reitora da UVA.

O evento contou com a participação de professores e estudantes do Curso de História da UVA entre outros convidados e, também, com a presença do Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba; da Secretária de Cultura e Turismo de Sobral, Eleiane Leite; do Diretor do Instituto ECOA, Roberto Galvão; do Padre Gonçalo Pinho, representando a Diocese de Sobral; do Diretor do campus da UFC em Sobral, Vicente Pinto; do Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), João Edson Andrade e do Presidente da Academia Sobralense de Letras Jurídicas, José Inácio, que compuseram a Mesa Honra.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, clicando nos ícones abaixo.

 

15/04/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)