Mestrado em Geografia da UVA promove Ciclo de Debates sobre Espaço Urbano no Sertão Nordestino
25 de maio de 2016 - 4:40 PM

A Coordenadoria do Curso de Mestrado em Geografia da UVA realizou, em 19 de maio de 2016, no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus do Junco, o I Ciclo de Debates sobre o Fenômeno Urbano no Sertão Nordestino. O evento reuniu, no Auditório Milton Santos, professores, alunos de graduação e mestrandos em Geografia para, a partir do tema central, discutir processos socioespaciais importantes para configuração do espaço urbano nordestino, como fluxos migratórios internos e mobilidade demográfica nas últimas décadas, associados à dinâmica territorial na região.
Como convidados os professores, Eustógio Wanderley Correia Dantas (UFC) e Zenilde Baima Amora (UECE), participaram da mesa de debate com apresentação sobre a urbanização do sertão nordestino a partir do Ceará.
Doutor em Geografia e Planejamento, professor Estógio Dantas é Coordenador da Área de Geografia na CAPES e sócio efetivo do Instituto Geográfico, Histórico e Antropológico do Ceará. É também integrante do Conselho Científico de periódicos na área da Geografia e afins da Revista Franco-Brasileira CONFINS e atua na área de Geografia e Estudos Multidisciplinares, com ênfase na temática urbana: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.
A professora Zenilde Maima Amora é Doutora em Geografia e Ordenamento do Território, coordena o Grupo de Pesquisa Cidades sobre Médias e o Grupo de Pesquisa Metropolização, Mobilidade e Redes: perspectivas sobre o Espaço Urbano no Ceará, ambos certificados pela UECE e pelo CNPq. Atua principalmente nos temas: espaço; espaço urbano; mobilidade; metropolização; metrópole; cidade média; rural-urbano; indústria; serviços e Ensino de Geografia.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, clicando nos ícones abaixo.
25/05/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)