Morre aos 75 anos ex-Reitor José Teodoro Soares

18 de agosto de 2016 - 6:23 PM

Morre aos 75 anos ex-Reitor José Teodoro Soares

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 18 de agosto de 2016, em Fortaleza, aos 75 anos, o ex-Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Professor José Teodoro Soares. O velório será realizado, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, onde ele exercia o segundo mandato como Deputado Estadual. Em seguida o corpo será trasladado para Sobral, onde será velado, a partir das 20h, na Capela do Preciosíssimo Sangue, no campus da Betânia, onde será celebrada missa de corpo presente. O sepultamento será em sua terra natal, Reriutaba. 

Segundo reitor, no período de 1990 a 2006, foi o precursor da modernização da UVA e entusiasta da interiorização do ensino superior no Estado, tendo ainda como marcas de seu reitorado a criação de novos cursos de graduação e mestrado e a expansão das ações da Universidade. Em seu segundo mandato como Deputado Estadual, o Professor Teodoro era o atual presidente da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE).

Educador, sociólogo, advogado e teólogo, foi também reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) – de 1987 a 1990 – e docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde lecionou por 45 anos. Foi também professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Academia Sobralense de Estudos e Letras e da Academia de Letras dos Municípios do Ceará. Foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC); vice-presidente do Conselho de Estadual de Educação do Ceará (CEE) e Secretário Geral Adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Em 1966 ingressou no curso de Ciências Políticas do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Paris. Integrou a equipe que participou da criação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 1971, e no mesmo ano ingressou no Projeto Rondon. Era viúvo da também professora e escritora, Maria Norma Maia Soares, falecida em 2014. 

Repercussão

A morte do Professor José Teodoro Soares foi lamentada em todo o Estado, principalmente no meio acadêmico. O Governo do Estado do Ceará decretou luto oficial de três dias e manifestou “profundo pesar pela morte do Deputado Estadual José Teodoro Soares”. Também decretaram luto oficial a Reitoria da UVA e da UFC.

A UVA terá sempre uma enorme gratidão por todas as realizações do Professor Teodoro e que transformaram essa Universidade em uma Instituição referência no semiárido brasileiro”, disse o reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho.  “Uma grande perda para todos nós pela sua inestimável contribuição para a Educação; o Professor Teodoro é uma referência para todos nós pela sua dedicação e entusiasmo pela Educação em nosso país”, lamentou a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne.

Uma pessoa admirável na política e na Educação, um exemplo de empreendedor e homem público; a história da UVA pode ser contada antes e depois dele, seu reitorado foi um marco na Educação na Região Norte, sempre preocupado com a formação do professor. Pessoalmente perco um amigo e irmão”, afirmou o ex-reitor da UVA Antonio Colaço Martins.

É uma dolorosa perda. Deixa nosso convívio um dos homens que mais contribuíram para o processo de interiorização da UFC, tendo igualmente legado, ao nosso Estado, o mais amplo programa de inclusão através da Educação Superior”, afirmaram, em nota, o reitor Henry de Holanda Campos e o vice-reitor Custódio Luís Silva de Almeida, da UFC.

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) manifestou “profundo pesar pelo ocorrido e se solidariza com parentes e amigos do professor e Deputado Teodoro Soares”, afirma a nota assinada pelo presidente do CRUC e reitor da URCA, José Patrício Melo.

O Professor Teodoro foi, sem dúvida, a figura mais importante na Universidade Estadual Vale do Acaraú, sempre incansável no seu trabalho”, afirmou o ex-governador Cid Gomes.

O Ceará perde um grande educador e notável homem público. Sua atuação em diversas instituições de ensino superior e sua grande produção literária o tornaram referência na área de Ciências Sociais“, disse em nota o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Zezinho Albuquerque.

O Professor Teodoro será lembrado pelo seu exemplo de trabalho e dedicação por aquilo que ele sempre acreditou, na inclusão social pela Educação”, disse o Prefeito de Sobral Veveu Arruda.

Lamentamos a perda de um grande e sábio mestre, amigo e confrade”, disse em nota José Luís Araújo Lira, Presidente da ASLEJUR, que também decretou luto por três dias.

À família do Deputado Professor Teodoro, sua legião de amigos e admiradores, os mais sinceros sentimentos da OAB sobralense e nosso agradecimento pelo contributo dele à nossa região”, expressa a nota oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subsecção de Sobral.  

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

18/08/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)