PIBID/UVA promoverá debate sobre MP do novo Ensino Médio

26 de setembro de 2016 - 5:48 PM

PIBID/UVA promoverá debate sobre MP do novo Ensino Médio

A Coordenadoria Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UVA) promoverá na quarta-feira, 28 de setembro de 2016, debate sobre a Medida Provisória (MP) nº 746 que trata da criação do Novo Ensino Médio no país. O debate, aberto a estudantes, professores, servidores técnicos e administrativos e à comunidade em geral, terá início às 15h, no Auditório Central, no campus da Betânia, e pode ser acompanhado também, ao vivo, pela Internet no endereço https://goo.gl/ljLhoM

De acordo com o Coordenador Institucional do PIBID/UVA, Professor Antonio Glaudenir Brasil Maia, o evento tem como objetivo “discutir com a comunidade acadêmica da UVA as mudanças propostas na Medida Provisória do Governo Federal para o Ensino Médio”. 

A Medida Provisória nº 746/2016 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira, 23 de setembro de 2016. De acordo com a Agência Senado, o texto que “institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação” já está no Congresso e será analisado primeiro por uma comissão mista e, em seguida, enviado aos Plenários da Câmara e do Senado.

A MP, anunciada na quinta-feira, 22 de setembro, pelo presidente da República Michel Temer e pelo Ministro da Educação Mendonça Filho, considera “prioritária a aprendizagem do aluno e a manutenção dos jovens na escola, a partir de uma proposta curricular que contemple as necessidades individuais dos estudantes e ofereça oportunidades equivalentes às ofertadas em vários países”, informa o sítio eletrônico do Ministério da Educação, que destaca que “trata-se da maior mudança ocorrida na Educação Brasileira nos últimos 20 anos, desde a Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996)”.

Com a Medida Provisória, a carga horária mínima anual do Ensino Médio deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas, a partir das atuais 800 horas. A MP altera diversos trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e “tem efeitos imediatos, mas, para que não perca a validade, deve ser aprovado pelo Legislativo em 120 dias”, informa a Agência Senado.

O debate contará com as contribuições dos professores da UVA, Adriana Campani (Pedagogia), Francisco Alencar Mota (Ciências Sociais), Marcos Fábio Alexandre Nicolau (Filosofia), José Lyrial Rolim de Castro (Educação Física).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

26/09/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)