Conselho Estadual de Educação conclui visita de avaliação para recredenciamento da UVA

1 de dezembro de 2016 - 3:32 PM

Conselho Estadual de Educação conclui visita de avaliação para recredenciamento da UVA

A Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) foi recebida pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e membros da administração superior, na Reitoria da UVA, em 28/11/2016.

Integrantes do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) estiveram em visita oficial à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cumprindo a primeira etapa do processo de recredenciamento da Universidade junto ao CEE, órgão responsável pelo credenciamento de Instituições de Ensino no Ceará. A visita da equipe de avaliadores ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016.

Nos três dias de visita à Universidade, a Comissão de Avaliação esteve nos quatro campi da UVA – Betânia, Junco, Derby e CIDAO – para conhecer a infraestrutura física onde são desenvolvidas as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, nas diversas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição. Foram ouvidos professores, estudantes, servidores técnico-administrativos, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a administração superior da Universidade.

Além da infraestrutura física, a Comissão desenvolveu a avaliação em outros quatro eixos, baseados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES): “Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e inserção social, bem como sua atuação face à inclusão e ao desenvolvimento econômico e social, tendo sempre como base a missão, os propósitos e as metas anunciadas no PDI”; Políticas para o Ensino, Pesquisa, Extensãoenfatizando-se também a relação entre as políticas acadêmicas, a comunicação com a sociedade e o atendimento ao discente”; Políticas de Gestão e sustentação financeira; e Planejamento e Avaliação Institucional, “especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional realizada pela CPA”.

Como instituição vinculada ao Sistema Estadual de Ensino, a UVA deve ter o seu credenciamento renovado junto ao CEE, que também reconhece os cursos oferecidos pela Universidade. O próximo passo, de acordo com a Coordenadora da Comissão de Avaliação, Professora Ada Pimentel, será o parecer do Conselho Estadual de Educação. “As informações da equipe de avaliadores serão encaminhadas para a Câmara de Educação Superior e Profissional do Conselho, que dará o parecer sobre o recredenciamento da UVA”, explica a Professora Ada.

Pontos fortes

Na quarta-feira, 30 de novembro, a Comissão de Avaliação fez um balanço da visita, durante reunião com a administração superior. Os avaliadores destacaram como pontos positivos, entre outros, a organização estrutural e técnica da Instituição e a avaliação positiva dos professores feita pelos alunos entrevistados. Os novos equipamentos em implantação – Restaurante e Residência Universitária – representam um apoio importante aos estudantes, sobretudo aos vindos de municípios vizinhos . “São perceptíveis também a participação de alunos em atividades de pesquisa e o cuidado com a preservação da memória da Universidade”, afirmou a presidente da Comissão de Avaliação, Selene Maria Penaforte Silveira.

Recomendações

Entre as recomendações e aspectos a fortalecer, a Comissão de Avaliação do CEE relatou a importância da acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino superior. “A Universidade pode se antecipar e se preparar para receber os inúmeros estudantes com necessidades especiais, que hoje estão no ensino médio, e em breve estarão aqui”, disse a Professora Selene, lembrando, ainda, a necessidade da Universidade se adequar ao que estabelece o Decreto Presidencial nº 8.368/2014, que regulamenta a Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “É importante que sejam incluídas no PDI as ações voltadas para a Educação Especial”, disse. 

Outra recomendação refere-se à necessidade de sistematização do trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e comunicação do resultado dessa avaliação a todo o corpo docente. “A atuação da CPA deve existir para além da necessidade formal, mas também como um instrumento de gestão”, afirmou a a presidente da Comissão de Avaliação.

Ao agradecer a presença dos conselheiros avaliadores do CEE, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho lembrou o empenho da Reitoria em trabalhar em consonância com o Conselho. “Considero extremamente importante a avaliação como instrumento de apoio à gestão para solucionar problemas da Instituição. Temos, desde o início do meu reitorado, procurado trabalhar com o apoio do Conselho, no que se refere a solução de pendências, o que temos conseguido”, disse o reitor da UVA.

Integram a Comissão de Avaliação, presidida pela Professora Selene Maria Penaforte Silveira, os conselheiros Orozimbo Leão de Carvalho Neto; Luciana Lobo Miranda; José Nelson Arruda Filho e, ainda, o Professor Herbert Lima e a Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional do CEE, Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, como coordenadora da Comissão.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

01/12/2016
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)