Projeto acompanhado pela Incubadora Universitária da UVA recebe investimentos do Governo do Estado e ministério do Trabalho

7 de fevereiro de 2017 - 3:21 PM

Projeto acompanhado pela Incubadora Universitária da UVA recebe investimentos do Governo do Estado e ministério do Trabalho

Contrato para construção da Casa do Mel da APISA foi assinado na IEES/UVA em 03/02/2017. Na foto: Prof. Guedes Barros (IEES/UVA); Esaú Matos (SDA); representantes da APISA e da Construtora Irmãos Pimenta.

Foi assinado na sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017, na Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual Vale do Acaraú (IEES/UVA), no campus Betânia, o contrato para a construção de uma unidade de extração de produtos apícolas, denominada Casa do Mel, no município de Santana do Acaraú, região Norte do Ceará. A obra foi contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e beneficiará cerca de 30 famílias de agricultores familiares em projeto incubado pela IEES/UVA. 

A casa de beneficiamento de mel de abelha será construída no Assentamento Alvaçan Goiabeiras e utilizada pela Associação de Apicultores de Santana do Acaraú (APISA). “Esse equipamento de apoio aos produtores favorecerá a comercialização do mel produzido, atualmente vendido em feiras e para a merenda escolar”, explica Esaú Matos, da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate á Pobreza Rural (CODET/SDA).

A obra, no valor de R$123.118,44 em recursos orçamentários do Tesouro do Estado e Convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, terá início em aproximadamente 45 dias. “A construção da Casa do Mel será um sonho realizado e há muito tempo esperado por nós; além de melhorar a renda é um apoio para nossa organização e para nossa auto estima”, afirma a presidente da APISA, Maria Suzete Lira Carneiro.

O desenvolvimento da cadeia produtiva do mel na região é um dos projetos acompanhados pela Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES/UVA) por meio do Centro Cooperativo Popular de Santana do Acaraú (CEPOP). “A Incubadora presta assessoria técnica, de planejamento e sensibilização a grupos formados, e com potencial também, e atualmente congrega aproximadamente oito associações, beneficiando diretamente cerca de 250 agricultores familiares”, afirma o Coordenador Geral da IEES/UVA, Francisco de Assis Guedes Barros.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

07/02/2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)