Pesquisa coordenada pela UVA estuda impactos de Instituições de Ensino Superior em cidades médias do Nordeste
31 de julho de 2017 - 6:01 PM

Pesquisa coordenada pela UVA estuda impactos de Instituições de Ensino Superior em cidades médias do Nordeste, como Sobral.
A influência das instituições de Ensino Superior (IES) no desenvolvimento de cidades nordestinas de médio porte é o objeto da pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com a participação de pesquisadores de outras três IES. A pesquisa é financiada pelo Governo do Ceará, com recursos do Edital de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Coordenada pela Professora Virgínia Holanda, do Curso de Geografia da UVA, o trabalho intitulado “A ampliação do Ensino Superior nas cidades médias nordestinas e seus rebatimentos no espaço urbano e regional” teve início em abril de 2016 e concentra os estudos nas cidades cearenses de Crato, Juazeiro do Norte e Sobral e, ainda, nas cidades de Parnaíba (Piauí), Mossoró (Rio Grande do Norte) e Campina Grande (Paraíba), envolvendo pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade do Estado de Rio Grande do Norte (UERN).
De acordo com a Professora Virgínia Holanda, o objetivo do projeto é “avaliar, a partir do estabelecimento das IES nessas cidades, as consequências para o desenvolvimento regional e em que medida elas têm favorecido os investimentos do setor público e do setor privado“. Foram considerados na pesquisa aspectos como a chegada de redes de supermercados e shopping centers; melhorias na infraestrutura urbana; expansão da oferta de serviços e modernização do comércio.
O trabalho assinala, por exemplo, as transformações observadas na infraestrutura dessas cidades, como a implantação do sistema de transporte urbano com o uso de veículo leve sobre trilhos (VLT), em Sobral, e o “aumento significativo no saneamento básico, a exemplo de Parnaíba, que hoje tem 90% da cidade coberta, fato ocorrido na última década”, afirma a professora Virgínia.
A pesquisa na UVA conta com a participação de cinco bolsistas de Iniciação Científica, orientados pela Professora Virgínia e, em setembro de 2017, o trabalho será apresentado em Portugal. “Em abril de 2018, quando teremos encerrado a pesquisa, será publicado um livro sobre o trabalho”, afirma Virgínia Holada.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.
31/07/2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)