Fórum Cearense da Luta Antimanicomial apresenta exposição na UVA até 30 de setembro
14 de setembro de 2017 - 6:33 PM

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROEX/UVA) inaugura nesta quinta-feira, 14 de setembro de 2017, às 19h, no Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), no campus CIDAO, a exposição “A Resistência e as lutas por um novo olhar para a loucura”. A mostra, promovida pelo Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, reúne 50 trabalhos, entre pinturas e esculturas, de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Fortaleza e artistas convidados.
Os trabalhos que serão apresentados em Sobral, de hoje até 30 de setembro, foram expostos inicialmente em maio deste ano no Museu do Ceará, em comemoração ao 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
De acordo com a Professora Cláudia Freitas de Oliveira, do Departamento de História da UFC, o objetivo principal da mostra é dar um novo significado à problemática da loucura e proporcionar o rompimento de estereótipos frequentemente relacionados aos usuários do sistema de saúde mental. “Não são pessoas incapazes de se relacionar e de produzir – apesar das angústias próprias da sua condição –, e a arte é uma das formas dessa manifestação, em relação a si mesmos, ao outro e à própria sociedade, numa perspectiva inclusiva da saúde mental”, explica Cláudia Freitas, que também responde pela curadoria da exposição.
A expectativa, segundo os organizadores é promover reflexões em todos os setores e sensibilizar a sociedade, além de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial. “A expressão artística é instrumento transformador, tanto na perspectiva individual como coletiva na medida em que, ao mesmo tempo em que potencializam, nos artistas, a reelaboração de suas vidas, possibilitam na sociedade a ‘desconstrução’ e a construção de novos significados dados à saúde mental”, afirma a Professora Cláudia Freitas, que também integra o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial.
O Fórum Cearense da Luta Antimanicomial
Criado em 15 de fevereiro de 2000, surgiu a partir de discussões sobre a temática da atenção à Saúde Mental, iniciadas em 1992, que resultou na criação do Fórum de Saúde Mental, durante a realização da I Conferência Estadual de Saúde Mental.
O Fórum Cearense da Luta Antimanicomial “constitui movimento social organizado na forma de rede de pessoas – principalmente usuários, familiares e profissionais da área da Saúde Mental –, entidades, instituições, estudantes e outras organizações interessadas na conquista da cidadania plena de pessoas que sofrem de transtornos mentais e por uma Política de Saúde Mental humana, ética e resolutiva, que combata a discriminação, a violência, e a segregação social e possibilite a convivência dos diferentes, estando aliado a todos os que lutam contra todas as formas de opressão”.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.
14/09/2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)