Estudantes da UVA apresentam trabalhos em Simpósio Internacional sobre Juventude
28 de setembro de 2017 - 4:03 PM

Estudantes dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia da Universidade estadual vale do Acaraú (UVA) participam do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), realizado em Fortaleza, no período de 12 a 15 de agosto de 2017, no campus Benfica, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o tema central “Juventudes: movimentos, experiências, redes e afetos”, o evento reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros e, também, gestores públicos, estudantes e agentes comunitários para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude.
Um grupo de quinze estudantes, que integram o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis da UVA (GEPECJU), apresentaram trabalhos de pesquisa no Simpósio. Os estudantes foram acompanhados das professoras Andrea Abreu Astigarraga; Maria Isabel S. Bezerra Linhares e Ivna de Holanda (Pedagogia) e Isaurora Martins de Freitas (Ciências Sociais). As estudantes tiveram apoio da UVA, por meio do Edital nº 18/2017, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que dispõe sobre a “liberação de recursos financeiros para a participação de discentes em eventos científicos, culturais ou assemelhados”.
As professoras Andrea Astigarraga e Isabel Linhares participaram da organização do Simpósio, integrando a Comissão Regional do VII JUBRA. O Grupo de Trabalho Juventudes, Transformações Sociais e Religiosidade, que teve como coordenadora a Professora Isabel Linhares, envolveu pesquisas sobre Religião e religiosidade na juventude, com ênfase no “conteúdo simbólico e performático de práticas e de experiências religiosas que ocupem essa cena plural e que poderá produzir rebatimentos sobre o espaço público”.
Veja os trabalhos dos estudantes da UVA, apresentados no VII JUBRA:
Pedagogia
A religiosidade de jovens universitários: perfis dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Maria Marcélia Teles Machado; Maria Adriana Cunha Castro e Viviane Sousa Sena
Abordagem teórica e conceitual sobre a relação juventudes, religião e religiosidade: uma revisão de literatura.
Simone de Azevedo Simplício; Francilene Pereira Linhares e Luciana Rodrigues de Araújo
A Educação do Ensino Médio para a formação de jovens: o que esperar de perspectivas futuras?”
Maria das Graças Costa Cordeiro
A juventude atendida pela EJA: dilemas e esperanças
Maria Rongirlene Oliveira do Nascimento
Questões étnico-raciais no Curso de Pedagogia da UVA
Déborah de Sousa Avelino
O Espaço destinado à arte na escola de Ensino Médio de Irauçuba-CE
Helena Filomena Nogueira Chaves
Ciências Sociais
O Clube de atualidades como espaço de escuta dos jovens do Ensino Médio
Domingos Alves da Cruz
As trajetórias dos jovens universitários: da inserção à permanência
Maria Leirislene de Sousa e Maria Diana Sampaio Martins de Oliveira
Meu corpo grita rima: uma etnografia do Slam da quentura de Sobral – CE.
Maria Aline Sabino Nascimento
Diversidade sexual e gênero: análise sobre a homofobia na escola Ayres de Sousa em Sobral-CE
Terezinha Iva Linhares Silva
O uso das tecnologias como ferramenta de ensino nas aulas de Sociologia
Franciscana Luciara dos Santos Silva
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.
28/09/2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)