Mestrado Profissional em Saúde da Família da UVA recepciona aprovados para 3ª turma
15 de dezembro de 2017 - 7:00 PM

Os 25 alunos da 3ª Turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família da UVA foram recepcionados durante seminário de introdução ao curso, realizado em 13/12/2017, no campus do Derby.
A Coordenadoria do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou, na quarta-feira 13 de dezembro de 2017, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus do Derby, a abertura do Seminário de Introdução ao Curso, destinado aos 25 alunos aprovados para a 3ª turma do MPSF. O evento foi aberto pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.
O Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), UVA e outras sete Instituições Nucleadoras, integrantes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) teve 235 candidatos inscritos no processo seletivo, regido pelo Edital nº 01/2017-RENASF/MPSF, com 130 inscrições deferidas e 119 candidatos selecionados para a prova escrita, concorrendo às 25 vagas disponíveis para a UVA.
Ao saudar a nova turma, o reitor da UVA reafirmou o apoio da Universidade à qualificação profissional e formação de pesquisadores. “Os investimentos em infraestrutura para qualificação e ampliação da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão são, talvez, a marca dessa nova fase da UVA, às vésperas de seus 50 anos de fundação e é com satisfação que iniciamos mais uma turma do Mestrado em Saúde da Família, superando muitas dificuldades impostas às Instituições de Ensino Superior nesses últimos anos”, disse o Professor Fabianno Cavalcante de Carvalho.
A Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Prof.ª Maristela Vasconcelos, também falou da importância da UVA para a manutenção do MPSF e oferta da terceira. “Não temos financiamento do Ministério da Saúde para a realização de mais essa turma, mas temos a parceria da UVA, fundamental neste momento, e do Sistema Municipal Saúde Escola, por meio da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral”, afirmou.
Também participaram da solenidade a Diretora da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia e Instituição Colaboradora integrante da RENASF, Prof.ª Socorro Dias, também representando o Secretário de Saúde de Sobral, Gerardo Cristino; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UVA, Prof.ª Andrea Carvalho; o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Everton Alves; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Leal.
Sobre o MPSF
O MPSF é destinado a profissionais com graduação na área de Saúde e exerçam atividades de gestão, atenção ou preceptoria em serviço na Estratégia Saúde da Família. Com duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, o curso totaliza 960 horas, sendo 20% de atividades não presenciais.
O Mestrado Profissional em Saúde da Família, ofertado em rede e recomendado pela CAPES, possui três linhas de pesquisa: Promoção da Saúde; Atenção e Gestão do cuidado em Saúde; e Educação na Saúde. NA UVA, o curso é ministrado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus do Derby e são coordenadoras as professoras Maristela Inês Osawa Vasconcelos e Maria Socorro Araújo Dias (Adjunta).
As demais Instituições Nucleadoras, que juntamente com a Fiocruz e a UVA integram a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) são: Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Saiba mais: (88) 3614-2439.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.
15/12/2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)