Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR reivindica apoio de parlamentares, em Brasília, para manutenção do Programa
23 de março de 2018 - 12:40 PM

Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR (ForPARFOR) se reuniram em Brasília para articulações em defesa dos programa de formação presencial de docentes da Educação Básica, nos dias 14 e 15/03/2018.
Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR (ForPARFOR) estiveram, nos dias 14 e 15 de março de 2018, em Brasília, para reivindicar o apoio de parlamentares às políticas públicas de formação presencial de docentes da Educação Básica, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O Fórum tem como vice-presidente o professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que integra o grupo de IES públicas que participam do Programa, Francisco Ullissis Paixão Vasconcelos, Coordenador Institucional do PARFOR/UVA.
Os professores foram recebidos por senadores e deputados de diferentes partidos e agendadas duas audiências públicas na Comissão de Educação do Senado Federal. “A maioria dos parlamentares se comprometeu em lutar pela formação presencial no PARFOR, considerando que essa é a modalidade que atinge a maioria dos professores que estão sem formação; além disso, tivemos o compromisso da Diretoria de Educação Básica da Capes, em dialogar com o ForParfor periodicamente”, afirma o Professor Ulissis.
Os representantes do ForPARFOR também se reuniram com o Presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação do Município de Alto Santo, no Ceará.
O Fórum defende que a manutenção de programas como o PARFOR têm consequências imediatas para a melhoria da Educação Básica. “Os professores que têm oportunidade de refletir sobre sua prática e adquirir a formação adequada para o nível e/ou série que lecionam, encontram oportunidade imediata para colocarem em prática os saberes que desenvolvem. Dessa forma não se espera quatro anos para que a Educação Básica sinta os efeitos da formação, o que ocorre quando os professores retornam da formação. Daí a importância de lutarmos por programas e financiamento público para a formação de Professores em Serviço, já que ela garantirá o direito a uma Educação de qualidade, para hoje“, explica o Vice-Presidente do ForPARFOR e Coordenador Institucional do PARFOR/UVA, Professor Ullissis Vasconcelos.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.
23/03/2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)