UVA tem homologadas solicitações de bolsas do Pibid e Residência Pedagógica em editais da CAPES
23 de maio de 2018 - 5:18 PM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou, na quarta-feira, 16 de maio de 2018, as Instituições de Ensino Superior (IES) que tiveram documentação habilitada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica. Com cota de 360 bolsas de discentes solicitadas para o PIBID e 264 bolsas de residentes, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está entre as IES habilitadas, na fase inicial de seleção de projetos dos dois programas de fomento à formação de professores da Educação Básica.
De acordo com a CAPES, o resultado final dos dois programas será divulgado no final do mês de maio e o início das atividades dos projetos está previsto para o mês de agosto.
Sobre os Programas
Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.
O Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.
Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.
O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018 pela Portaria 38/2018. A finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.
Fonte CCS/CAPES.
Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.
23/05/2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)