Religiosidade popular e devoção a “milagreiros” é tema de livro de ex-aluna do Curso de História da UVA, lançado no Brasil e Espanha.

17 de janeiro de 2020 - 4:02 PM

 

A partir de personagens considerados santos pela crença popular, no interior do Ceará, a pesquisadora Michelle Ferreira Maia apresenta, no livro Milagreiros: um estudo sobre três santos populares no Ceará, o resultado de sua pesquisa sobre religiosidade popular e a fé do povo em pessoas às quais se atribuem milagres. O livro enfoca os casos de devoção ao médico Olavo Cavalcante Cardoso, em Crateús; à Isabel Maria da Conceição, em Guaraciaba do Norte, e a João Ferreira Gomes, o João das Pedras, em São Benedito.

Licenciada em História (2005) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Michelle Ferreira Maia desenvolveu sua pesquisa durante o mestrado em História (2008) na Universidade Federal do Ceará (UFC) e o doutorado, também em História (2015), pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). De acordo com a autora, a temática sempre esteve próxima a ela. “Morei nas cidades em que eles são considerados imaculados, cresci em meio a essas devoções”, explica.

O livro Milagreiros: um estudo sobre três santos populares no Ceará (Premius Editora) teve lançamento em Sobral, Porto Alegre, Recife e, mais recentemente, foi apresentado durante o XX Encontro Ibero-americano de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimoniales (Valorização e Gestão de Cemitérios Patrimoniais), realizado de 11 a 16 de novembro de 2019, na Universidade de Málaga, Espanha. “Ter participado de um evento internacional dessa grandeza e lançar um livro foi, para mim, resultado de um árduo trabalho no doutorado e uma excelente oportunidade de poder expor para a comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos sobre o Ceará e o Brasil”, diz Michelle.

Você pode compartilhar essa notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

17.01.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)