Dez livros produzidos por professor da UVA durante a pandemia são publicados em formato digital

15 de outubro de 2020 - 1:44 PM

Considerada pelo Professor Vicente Martins, do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), uma “válvula de escape para amenizar seus momentos de tensão e estresse, decorrentes da pandemia”, sua produção literária nesse período foi transformada em livros em formato digital (e-books). Foram 10 novos títulos nas áreas de Letras e Educação, publicados pela Pedro & João Editores (São Carlos, SP).

No campo da Educação, As constituições e a Educação Brasileira – 1824 a 1988 (125p) traz uma “síntese de seus estudos sobre a Educação enquanto matéria das constituições brasileiras, a partir dos aportes teóricos do Direito Educacional”, tema atualizado de sua dissertação de mestrado em Educação Brasileira, apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1996.

No livro Educação em tempos de pandemia (203p), o Professor Vicente Martins trata do ensino em regime excepcional em virtude da pandemia de COVID-19.  A obra reúne textos de colaborações do autor na elaboração do Parecer nº 11/2020 do Conselho Nacional da Educação (CNE), aprovado em 7 de julho de 2020, sobre as “Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia”. A publicação também traz textos sobre a “proposta de regime especial de atividades não presenciais para a UVA no cenário da COVID-19: contexto, base legal e validação”; “absenteísmo docente: sequela ou cicatriz do coronavírus?” e “Por que identificar alternativas de implementação de carga horária do projeto pedagógico”.

No campo da Linguística, o professor Vicente Martins produziu cinco livros que “tratam do meu esforço teórico, há mais 15 anos, de aproximar as ciências da linguagem e a literatura”, explica. Incentivado por pesquisadores brasileiros e europeus, atuantes na área de fraseologia, texto e discurso, publicou os seguintes títulos: Fraseologia, texto e discurso em diferentes abordagens linguísticas (232p) e Guia teórico para o estudo da fraseologia portuguesa (108p), ambos já amplamente divulgados na Europa por linguistas da Universidade de Granada (Espanha); Lusofonia afro-brasileira: modos de compreender as expressões idiomáticas (283p) e outros livros, mais próximos aos estudos literários, como Os Corumbás: dicionário de língua e cultura (culturemas) (276p) e Capitães da Areia: dicionário de língua e cultura (256p), produzidos a partir de seu relatório de estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em coautoria com o também professor do Curso de Letras da UVA, Márton Tamás Gémes, e a participação de suas ex-alunas, Gislaine Costa Cerqueira e Bianca Carvalho Lino, publicou o livro Sombras de Reis Barbudos: dicionário de culturemas fraseológicos & religiosos (154p).

Como pesquisador, ao longo das últimas duas décadas dedicadas à formação de profissionais na área da Letras, Vicente Martins coletou dados sobre aquisição da linguagem e sobre fraseologismos (expressões idiomáticas), com a participação ativa dos graduandos da UVA, residentes em diversos municípios da região noroeste do Ceará.  Os dados coletados estão no livro Aquisição da linguagem na sala de aula: relato de pesquisa extraclasse, glossário de termos e propostas de atividades (121p).

No contexto da linguagem frequente da pandemia, o professor produziu textos inéditos para discussão e recorreu às redes sociais para circular entre professores e alunos muitos tópicos ligados ao coronavírus. Esses textos estão reunidos no livro COVID-19: a gramática do inimigo (137p) que, entre outros temas, debate a “A fraseologia do deboche. E daí?”; “A preposição ‘ante’ nos tempos do coronavírus”; “Palavras de baixo calão em meio à pandemia do coronavírus”; “Um estudo acerca do pronome ‘cujo’ e suas flexões no contexto de pandemia do novo coronavírus” e “Os ‘coprologismos’ da reunião ministerial: ‘porra’ e seus correlatos”.

Sobre o autor

Vicente de Paula da Silva Martins é Doutor em Linguística (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Estágio Pós-Doutoral em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, realizado no período de 2016-2017, pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ocupa a Cadeira nº 26 da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), cujo patrono é Tomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

15.10.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)