UVA inicia entrega de chips de dados móveis de Internet a estudantes cadastrados residentes em Sobral

7 de maio de 2021 - 12:16 PM

UVA iniciou a entrega de chips de dados móveis de Internet a estudantes cadastrados residentes em Sobral, no campus Betânia, no período de 04 a 06/05/2021.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) iniciou a entrega dos chips de dados móveis de Internet, destinados pelo Governo do Ceará aos estudantes, que se cadastraram para recebimento do benefício. Os chips foram entregues, inicialmente, a estudantes residentes em Sobral, no período de 4 a 6 de maio de 2021, no campus Betânia. Os alunos residentes em outros municípios serão comunicados sobre a data de recebimento.

De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), dos 461 estudantes cadastrados com residência em Sobral, somente 142 compareceram para receber o chip. No total, 1.532 chips foram destinados à UVA, atendendo ao número de estudantes que se cadastraram para receber o benefício.

Em comunicado, a PRAE informou que os estudantes que moram em Sobral, impossibilitados de comparecer para receber o chip na data agendada, deverão solicitar novo agendamento por meio do Sistema Acadêmico, no Módulo Aluno, na opção “Requerimento on-line”. Os chips serão entregues, unicamente, ao estudante beneficiário e os menores de idade, deverão estar acompanhados de um responsável, ambos com documento de identidade original, com foto.

Entrega para residentes fora de Sobral

Sobre a distribuição dos chips aos estudantes residentes fora de Sobral, a PRAE afirma no comunicado que “será realizada tão logo seja atenuado o isolamento social, seguindo as orientações do Governo do Estado do Ceará” e esclarece que a medida “visa à saúde de todos” e segue as “normas especiais de permanência domiciliar, controle de circulação de veículos e de entrada e saída nos municípios do Estado”.

O benefício

A iniciativa do Governo do Ceará, coordenada pela SECITECE, é uma ação de assistência aos estudantes de graduação que não possuem acesso à Internet ou o acesso não é adequado para acompanhar aulas e demais atividades remotas, modalidade adotada pelas Instituições de Ensino Superior em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O programa visa possibilitar o acesso de alunos de escolas públicas e de baixa renda das universidades do Estado à conectividade, com um chip 3G/4G, com pacote de Internet de 20GB. O Governador Camilo Santana comunicou que, neste primeiro momento, a iniciativa será por seis meses, mas “será transformada em uma política pública permanente”.

São beneficiados 338 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1ª ao 3ª ano do Ensino Médio e, ainda, 8.959 estudantes de baixa renda do Ensino Superior nas três universidades estaduais cearenses – UVA (1.532 chips), UECE (3.749 chips) e URCA (2.098) –, e 1.570 chips para alunos do CENTEC e das Faculdades de Tecnologia (FATEC).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

07.05.2021
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)