Fazenda Experimental da UVA será incorporada ao patrimônio da Universidade

25 de junho de 2021 - 9:37 AM

O reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho apresentou o projeto arquitetônico das futuras instalações dos cursos de graduação e mestrado em Zootecnia na Fazenda Experimental, às coordenadoras Cláudia Abreu e Adriana Borja, em 24/06/2021, no campus Betânia.

Utilizada em atividades dos cursos de graduação e mestrado em Zootecnia, a Fazenda Experimental da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) será incorporada ao patrimônio da Instituição. A regularização da doação do imóvel, pertencente ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA), está em fase de conclusão, junto à Procuradoria do Patrimônio e Meio Ambiente (PROPAMA/PGE), responsável pelo registo de bens imobiliários do Estado.

Em uma área de 123,7 hectares, localizada na zona rural do Município de Sobral, distante 8 km do campus Betânia, a Fazenda Experimental Vale do Acaraú (FAEX/UVA) é utilizada para atividades de ensino e pesquisa e possui estrutura composta por salas de aula, laboratórios, aviário, currais destinados ao abrigo de ovelhas, áreas de pastagem, apiário e rebanho de caprinos e ovinos.

Com a incorporação ao patrimônio, “os projetos passarão a ser desenvolvidos em área própria da Universidade, requisito necessário para receber recursos e investimentos de órgãos de fomento à pesquisa, por exemplo”, explica o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

O reitor explica, ainda, que a fazenda pertencia à UVA de forma extraoficial, com a doação da área já tendo sido feita pelo IVA há alguns anos, “mas não tínhamos o registro da escritura em nome da UVA, e é esse processo que estamos concluindo agora junto à PGE [Procuradoria Geral do Estado]”, afirma o reitor ao agradecer os envolvidos no processo iniciado pela Reitoria. “Agradecemos, inicialmente, ao Diretor Executivo do IVA, Professor Antônio Gouveia Júnior, pelo compromisso da doação mantido; à Dr.ª Marcela Saldanha, pela colaboração na regularização junto à PROPAMA; ao Professor Flávio Pinheiro e o engenheiro da UVA, Paulo Dourado, pelo trabalho, também, junto à PGE e à Diretora do Departamento Financeiro da UVA, Germelina Parente, pelo acompanhamento da regularização em cartório”.

Transferência

A Reitoria da UVA conseguiu aprovação do Governo do Estado ao projeto de transferência das instalações dos cursos de graduação e mestrado em Zootecnia, do campus Betânia para a Fazenda Experimental da UVA. O projeto já consta do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Ceará (MAPP), a serem realizados com acompanhamento dos gastos.

A mudança já vem sendo discutida com colegiado dos dois cursos e, na manhã desta quinta-feira, 24 de junho de 2021, o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho apresentou o projeto arquitetônico das futuras instalações às coordenadoras dos cursos, Cláudia Abreu (mestrado) e Adriana Borja (graduação).

As novas instalações terão, além de salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala de estudos e de informática, auditório e refeitório. “Este é um sonho antigo, de levar os cursos de graduação e mestrado para estar próximos do campo de estudo, e na fazenda teremos um espaço mais amplo e adequado, tanto para o ensino quanto para a pesquisa” afirma o reitor.

Opinião

“A transferência para a fazenda possibilitará aos discentes do Mestrado mais dedicação às pesquisas de campo, ao mesmo tempo em que se ocupam das disciplinas e outras exigências da Pós-Graduação, pois terão toda a estrutura de sala de aulas, laboratórios, biblioteca, sala de estudos e de informática muito próxima às instalações dos animais e campos experimentais, permitindo melhor planejamento e distribuição de suas atividades”. (Prof.ª Cláudia Goulat de Abreu, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Zootecnia da UVA).

“Minha graduação em Zootecnia foi em uma faculdade localizada numa fazenda experimental, então falo por experiência própria que essa mudança será muito positiva, tanto para os docentes, que poderão explorar ao máximo as aulas práticas, quanto para os discentes, que sairão para o mercado de trabalho com maior vivência prática da Zootecnia.” (Prof.ª Adriana Dantas Palmieri Borja, Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia da UVA).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

 

25.06.2021
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)