UVA terá novos campi e cursos e 145 vagas em concurso para docentes efetivos anunciados pelo Governo do Ceará

7 de fevereiro de 2022 - 9:33 AM

O Governador Camilo Santana assinou o Decreto que institui a Política de Expansão do Ensino Superior do Estado do Ceará, em evento com a presença dos reitores da UVA, UECE e URCA e outras autoridades, em 03/02/2022, em Fortaleza.

 

As ações fazem parte da nova fase de expansão do Ensino Superior do Ceará

O Governador Camilo Santana anunciou, na quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022, por meio de redes sociais, que as três universidades estaduais cearenses (UVA, UECE e URCA) terão novas unidades acadêmicas em sete municípios, ampliando a oferta de cursos no interior do Estado. O governador anunciou, também, a implantação de novos cursos e a realização de concurso público para 693 vagas de professores efetivos nas três universidades.

O número de vagas para cada universidade está no Decreto nº 34.537, assinado durante o anúncio e publicado na mesma data. O Decreto “institui a Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Estado do Ceará, no âmbito das universidades estaduais”, que consiste em “um conjunto de ações visando à otimização, à ampliação e à facilitação do acesso ao ensino público superior à população residente na Capital e nas demais regiões do interior cearense”.

Conforme descrito no Decreto nº 34.537, à UVA foram destinadas 145 (cento e quarenta e cinco) vagas para os cargos efetivos da carreira docente do Grupo Ocupacional Magistério Superior (MAS), observado o seguinte: 51 (cinquenta e uma) vagas do concurso público deverão ser destinadas ao atendimento de demandas já existentes em seus cursos;94 (noventa e quatro) vagas serão destinadas à implantação de novos cursos, da seguinte forma: Administração, Agronomia e Pedagogia em São Benedito; Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca em Camocim; e Agronomia e Pedagogia no município de Acaraú.

De acordo com o governador, a consolidação da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Estado do Ceará envolveu as instituições de ensino e as gestões municipais. “Estamos falando aqui com o único objetivo de garantir que os nossos jovens cearenses possam ter mais próximo um curso superior, para que eles possam seguir e ter esperança de uma vida melhor, sendo futuros profissionais”, afirmou Camilo Santana.

Com os sete novos campi, o Governo do Ceará ampliará de 16 para 23 o número de municípios com oferta de ensino superior estadual, representando um aumento de 44%.

Veja os a seguir os destaques do anúncio do governador sobre a nova fase de expansão do Ensino Superior do Ceará.

Municípios com novos campi e cursos:

UVA: Acaraú (Agronomia e Pedagogia) e Camocim (Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca).

UECE: Aracati (Licenciaturas em Matemática e Letras Inglês e Português); Canindé (Administração de Empresas e Pedagogia); e Quixeramobim (Medicina).

URCA: Barbalha (Turismo) e Mauriti (Engenharia Agronômica e Ambiental).

Municípios com ampliação de novos cursos:

UVA: São Benedito (Agronomia)

UECE: Crateús (Medicina) e Tauá (Medicina Veterinária).

URCA: Crato (Medicina) e Juazeiro do Norte (Arquitetura e Urbanismo).

Participaram do evento a Vice-Governadora Izolda Cela; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo; os reitores Fabianno Cavalcante de Carvalho (UVA); Hidelbrando dos Santos Soares (UECE) e Francisco do Ó de Lima Júnior (URCA); o Secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha; o Senador Cid Gomes; o Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; e também prefeitos dos municípios que possuem campus da das IES estaduais.

Com informações da Ascom Casa Civil

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

07.02.2022
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)