UVA realiza IV Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Caatinga

26 de abril de 2022 - 1:59 PM

 

No dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga, único bioma 100% brasileiro e um dos ecossistemas semiáridos mais povoados, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro. “São mais de 20 milhões de brasileiros vivendo nos 912.529 mil km² que representam cerca de 11% do território nacional, abrangendo todos os estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais”. Para celebrar o Dia Nacional desse importante bioma, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realiza, de 26 a 29 de abril de 2022, a quarta edição do Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Caatinga. O evento teve início na manhã desta terça-feira, 26 de abril, com uma mesa de abertura no auditório do Curso de Zootecnia, no campus Betânia.

Participaram da abertura do Seminário o vice-reitor da UVA, professor Francisco de Carvalho, o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Erlânio Matoso, as pró-reitoras Jônia Tírcia Albuquerque (Pró-Reitoria de Graduação), Rebeca Sales (Pró-Reitoria de Extensão) e Cleidimar Rodrigues (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), a diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Marlene Feliciano Figueiredo, o professor Jander Barbosa Monteiro, representando o Sindicato dos Docentes da UVA (SINDIUVA), e o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da UVA, Israel Rodrigues.

Abrindo os trabalhos do Seminário, a professora Marlene Feliciano, que compõe a comissão organizadora do evento ao lado dos professores Maria Luiza Ribeiro Wetzel, Maria Somália Sales Viana e Petrônio Emanuel Timbó Braga, falou sobre o objetivo do evento acadêmico, que é promover uma reflexão sobre a importância do bioma. “O curso de Ciências Biológicas vem realizando estudos, discussões e reflexões acerca dos diferentes aspectos da Caatinga, promovendo integração entre especialistas, comunidade estudantil e local através de eventos, palestras e cursos, a fim de conscientizar a comunidade quanto à importância do bioma brasileiro e sua densa biodiversidade”, destacou a docente.

Em sua fala, o vice-reitor da UVA, professor Francisco Carvalho, ressaltou sua satisfação em participar da discussão de um tema tão importante que é a preservação da Caatinga e elogiou a organização do Seminário. “Diante de informações desastrosas, como o alto índice de desmatamento da Caatinga, vejo que nós cearenses temos uma responsabilidade muito grande com esse bioma, já que o Ceará é o único estado situado integralmente dentro da Caatinga”, pontuou.

O superintendente da  Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Erlânio Matoso, enalteceu a parceria da instituição com a UVA e elogiou a discussão do tema. “É um ecossistema importante para nossa região, para nossa cultura, gostaria que esse seminário fosse muito proveitoso para todos. Precisamos sim nos interessar pelo tema, defender, conhecer e difundir esse conhecimento com as pessoas, a academia é o espaço propício para isso, ela faz ciência, ela gera conhecimento”.

As pró-reitoras Rebeca Sales (Extensão) e Cleidimar Rodrigues (Gestão de Pessoas) enfatizaram a transformação que a Universidade é capaz de promover na sociedade com iniciativas como a do curso de Ciências Biológicas. “Estamos aqui para ampliar nosso conhecimento e melhorar a qualidade vida do nosso povo. Que esse evento traga luzes e esperança”, disse a professora Rebeca Sales. “Vocês, alunos, têm a possibilidade de transformar vidas através do próprio estudo”, destacou a professora Cleidimar Rodrigues.

Protagonismo

Desde a montagem da exposição, no hall de entrada do prédio da Reitoria, até a decoração do auditório de Zootecnia para a abertura do Seminário, todos os detalhes do evento contaram com a ajuda dos próprios alunos do Curso de Ciências Biológicas. A delicadeza na decoração e na organização do Seminário foi destaque na fala do professor Jander Barbosa Monteiro, do SINDIUVA. “Percebermos em toda a riqueza de detalhes como isso é grandioso para os alunos, façam bom proveito desse evento”.

“Quando temos esse viés da extensão, nos tornamos esse povo em saída, saímos da sala de aula, e é muito importante essa troca de informações, aprendermos juntos a ser um povo mais educado para transformar a sociedade. Temos essa responsabilidade de mudar essa realidade que está em nosso entorno e cuidar da nossa Caatinga”, afirmou a pró-reitora de Graduação, professora Jônia Tírcia Albuquerque, ressaltando o protagonismo do Curso de Ciências Biológicas.

O presidente do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, Israel Rodrigues, enfatizou a importância da produção de conhecimento científico por parte do curso de Ciências Biológicas. “Essa é uma semana de comemoração, mas todos os dias estamos produzindo conhecimento. Buscamos de todas as formas levar esse momento para todos vocês e mostrar a importância de cuidar da nossa casa. Nosso curso é um dos maiores produtores de conhecimento científico na nossa Universidade. O curso de Ciências Biológicas demonstra a força que ele tem, temos pessoas capacitadas para desenvolver o conhecimento científico”, disse o estudante.

Programação

Além de exposições com fotos da fauna e flora da Caatinga, no térreo do prédio da Reitoria e na entrada do auditório de Zootecnia, no campus Betânia, a programação do IV Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Caatinga conta com mesas redondas, palestras, minicursos e workshops, reunindo especialistas para discutir e refletir sobre a origem, evolução, diversidade e os aspectos hídricos da Caatinga. O evento contará ainda com uma excursão até a Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (REVIS), no distrito de Taperuaba, e ao Olho d`Água do Pajé, no distrito de Aracatiaçu, com saída do campus Betânia. A programação completa está disponível no endereço http://eventos.uvanet.br/.

O Seminário conta com a parceria da Prefeitura de Sobral através da AMA e do apoio da Associação Caatinga, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC), do Curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Reitoria da UVA.

26.04.2022
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)