Alunos de Enfermagem realizam ação educativa para crianças do Residencial Nova Caiçara
29 de abril de 2022 - 2:27 PM

A atividade faz parte da disciplina de Internato I, do curso de Enfermagem
Alunos do oitavo semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram, nesta quinta-feira, 28 de abril de 2022, uma ação educativa para crianças do Centro de Ensino Infantil Miguel Jocélio da Silva, no Residencial Nova Caiçara, com o tema “Combate a COVID-19 e síndromes gripais”. A atividade faz parte da disciplina de Internato I, durante a qual os estudantes atuam em Centros de Saúde da Família que formam a Rede de Atenção Básica em Saúde de Sobral.
Foi por meio da contação de histórias, com o auxílio de um livro interativo em 3D, que os alunos de Enfermagem explicaram para os pequenos a importância de sempre lavar as mãos, demonstrando, na prática, como cada criança pode colaborar para combater a COVID e os sintomas gripais. Cerca de 30 crianças de 4 anos de idade participaram da atividade, que também faz parte do Módulo de Vivência de Extensão IV. “Nesse módulo desenvolvemos atividade de educação e promoção à saúde dentro dos territórios em que estamos inseridos no Internato”, explica a acadêmica de Enfermagem Maria Lima.
Com duração de um semestre, a disciplina de Internato I é supervisionada pelas professoras Maristela Osawa e Amélia Carneiro. No semestre de 2022.1, 26 alunos do 8º período estão em imersão na Atenção Primária à Saúde (APS) de Sobral. O Internato I favorece o desenvolvimento das competências próprias do enfermeiro, entre as quais estão “as ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde no âmbito hospitalar, ambulatorial e da comunidade” e a “prática interdisciplinar, autônoma e liberal”, que possibilitam ao enfermeiro “desenvolver uma postura profissional transformadora e atenta aos preceitos éticos e de cidadania”.
“A efetividade do Internato I, evidenciada por atividades como esta, parece deixar claro que as necessidade de superação instigam a busca constante pela aprendizagem significativa, inspirando novas formas de vivenciar a realidade nos territórios da Estratégia Saúde da Família”, destaca a professora Maristela Osawa, que também é pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade. Ela ressalta que, para que o internato de Enfermagem ocorra, é fundamental valorizar a parceria entre a academia e serviços de saúde. “A condução do estágio é realizada de modo colaborativo entre docentes do curso de Enfermagem e os enfermeiros dos Centros de Saúde da Família (preceptores), que mantêm viva a discussão e a análise da práxis vivenciada pelo interno, com avaliações participativas durante sua realização”, pontua a docente.
29.04.2022
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)